BRASÍLIA-TERESINA-FORTALEZA DE CARRO

março 10, 2017 Abreu 215 comments

*****************************************************************************

Prezado Abreu,
Obrigado pela boa vontade e pelo serviço de sobrevivência nas nossas estradas dado pelo seu blog. Fui repórter-pesquisador do Guia 4 Rodas nos anos 70, sei o trabalho que dá atualizar as informações – o que dignifica ainda mais o seu blog.
Vou fazer Brasília-Trancoso (BA) e encontrei aqui informação essencial para eu planejar a viagem. Muito obrigado.

Comentário postado em 19/08/2017 as 13:41 por Alceu Simões Nader

*******************************************************************************************************************************

Maurício Coutinho dos Santos      

Olá Abreu!

Sou muito fã do seu blog e quero parabenizar  pelo que você faz com tanto carinho para as pessoas que querem viajar com segurança nessas nossas rodovias tão ruins e mal sinalizadas. Posso garantir que são péssimas ,pois as conheço a fundo : trabalho como caminhoneiro há 35 anos e sei que a pior coisa para um motorista é uma estrada desconhecida. Vejo que as suas dicas são de suma importância, pois as mazelas das estradas, sem a devida malícia, podem nos levar à morte .

Mas, como motorista de caminhão que sou, também sou motorista de carro de passeio e faço minhas viagens de férias. E não há nada melhor, antes de uma viagem, do que saber como estão as estradas .

Por isso venho ao seu blog perguntar: como estão as estradas de Brasília a Porto Seguro ?

Eu e minha família estaremos saindo de Goiânia dia 2 de janeiro de madrugada e queremos pernoitar em Vitória da Conquista .

Desde já agradeço.

Adriana e Maurício.

Comentário publicado em 19.12.2018, às 10h59min por Maurício Coutinho dos Santos

 ****************************************************************************

 

BRASÍLIA-TERESINA-FORTALEZA DE CARRO

ATENÇÃO – AVISO DE URGÊNCIA:

Relato de nosso caro companheiro Vander, autor original deste post e que retornou há pouco da rota Brasília-Teresina, informa as seguintes modificações no percurso:

a) o trecho Eliseu Martins-Floriano está inviabilizado e em desuso, por causa da destruição da estrada entre Canto do Buriti e  Itaueira;

b) a alternativa a ser utilizada é a rota por Manoel Emídio-Bertolínia-Jerumenha-Floriano;

c) para tanto, deve-se partir de Colônia do Gurguéia (que fica 125 km depois de Bom Jesus-PI), pegar a PI 394 para Manoel Emídio (essa estradinha tem 8 km de asfalto totalmente novo e sai na BR 135 um pouco antes de Manoel Emídio) e de lá seguir para Bertolínia, de onde a BR 343 levará você a Jerumenha e Floriano.

O Vander informa que o novo percurso – que está em muito bom estado – é 43 km menor do que o caminho por Canto do Buriti e Itaueira. 

Ao final deste post, transcrevemos na íntegra o relato do nosso sputnik Vander, com sua valiosíssima informação para as famílias que farão essa viagem, gesto pelo qual ficamos profundamente gratos a ele.

Oportunamente faremos a alteração no corpo do próprio post.

(Edimar de Abreu – novembro de 2020)

Este post foi construído de baixo para cima e de frente para trás. Os sputniks (companheiros de viagem, em russo) que partem de Brasília para Fortaleza, têm sido orientados por nós a evitar a rota Brasília-Barreiras-Seabra-Ruy Barbosa-Petrolina-Picos-Fortaleza, por causa dos territórios ocupados pelo tráfico de drogas nas imediações de Salgueiro e Cabrobó, no chamado “Polígono da Maconha”. 

Como temos como princípio fundamental na orientação das famílias que nos procuram, em busca de ajuda para planejar suas viagens principalmente para o Nordeste, a SEGURANÇA, temos recomendado uma rota muito longa, que passa por Natal, vindo-se de Salvador. Continuamos sem condições de indicar a rota por Petrolina, uma vez que aquele problema do Polígono só faz agravar-se. 

No início de 2017, entretanto, depois de alguns contatos e comentários com pessoas conhecedoras da rota Brasília-Teresina, um dos sputniks, Vander Lopes, junto com alguns outros, fizeram menção a um trajeto para se chegar à capital piauiense em condições bastante tranquilas em relação às condições do asfalto, de estrutura hoteleira, segurança e estrutura de apoio (restaurantes, lojas de conveniências e postos de abastecimento) ao longo do trecho. 

Solicitamos a um deles, Vander Lopes, que detalhasse sua experiência para nós, o que ele fez, no texto abaixo. Essa discussão foi-se enriquecendo com a experiência de outros sputniks, que fizeram o percurso e confirmaram as informações, o que nos levou a incluí-lo neste blog específico, inicialmente intitulado “Brasília-Teresina de carro”.

Só que a matéria, com a troca de informações e experiências, ficou tão interessante, que passamos a observar grupos e famílias que gostariam de ir além de Teresina, particularmente ao estado do Ceará e, especialmente, a Fortaleza. 

Por essa razão e depois de muita análise cuidadosa sobre o tema, decidimos ampliar o post “Brasília-Teresina de carro” para “Brasília-Teresina de carro / Brasília-Fortaleza de carro”.  São só mais 593 km, a partir de Teresina. O post original descreve em detalhes o percurso até Teresina. A partir de lá, a jornada para a capital dos Verdes Mares é simples: deve-se manter a viagem pela BR 343 até Piripiri, onde ela se transforma na BR 222, que levará você até Fortaleza, via Sobral.

Com isso, estamos orientando as famílias a utilizarem essa rota, encurtando sua viagem para Fortaleza, sem correr os riscos de segurança da rota por Petrolina-Salgueiro-Picos, que continua com a nossa bandeira vermelha. 

   Mas não nos cansamos de repetir: as pessoas que abriram essa picada por onde o blog agora passa merecem a nossa grande gratidão e reconhecimento, não só por terem enfrentado esses caminhos com informações de nossas experiências no trajeto datadas de décadas atrás, como tiveram a disposição de, encerrada sua viagem, voltarem aqui e trazerem informações atualíssimas e vitais para que possamos continuar ajudando todos a irem e voltarem em segurança de suas viagens pelo Brasil. Entre essas pessoas, nosso carinho e agradecimento especial a Vander Lopes, cujo relato abre as cortinas da nova rota “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”. 

Edimar Rodrigues de Abreu – 02 de maio de 2018,

 

O post abaixo é de autoria do sputnik Vander Lopes e foi publicado em 04.03.2017

(O espaço para comentários, dúvidas e consultas sobre este post encontra-se ao final dele).

 

Eu viajei para Luis Correia (PI) em janeiro de 2017, um belo pedaço do Brasil onde o Piauí se encontra com o mar. Mas, durante o planejamento da viagem, sofri com a falta de informação sobre as condições daquelas rodovias, em especial as que cortam o estado do Piauí. Então, tentando auxiliar os próximos sputniks (com a licença do Abreu) que se dirigirem para aquela parte do Brasil, deixo aqui minha contribuição.

Dividi a rota entre trechos de cidades cuja estrutura e postos tornam viável o abastecimento obrigatório (a cada 200/300 km), pois são cidades onde os postos possuem bandeiras como BR, Texaco, Shell, etc.

BRASÍLIA-BARREIRAS:

O roteiro é o mesmo já descrito aqui no blog, no post Brasília-Salvador: a estrada está boa. Abasteça em Simolândia ou no Posto Rosário e complete o tanque em Barreiras.

BARRREIRAS (BA) – CORRENTE (PI)

São 230 km de asfalto bom até Corrente, onde, seguindo orientações do nosso mestre Abreu, de abastecer o carro a cada 200/300 km, deve ser feito outro abastecimento em Corrente, que conta com dois postos BR.

 
CORRENTE-BOM JESUS(PI)

Esse trecho compreende 245 km. E é aí que começa a necessidade de maior atenção, em razão do que registro as seguintes advertências:

  1. a) a estrada é muito estreita (problema que se estende até Floriano, ou seja, 640 km de estrada muito estreita!);
  2. b) é cheia de curvas;
  3. c) não há acostamento;
  4. d) existe um “degrau” entre o asfalto e o que era para ser o acostamento. Portanto, muito cuidado nas ultrapassagens, para não colocar a roda nestes degraus, pois existe risco de capotagem!
  5. e) logo depois de sairmos de Corrente, antes de chegar a São Gonçalo, distante 55 km, há cerca de 20 km onde o asfalto se alterna entre muito bom e muito ruim, bastante desgastado, fazendo com que o carro trepide bastante. Mas, mantendo-se a 80 km/h, dá para tirar de letra.
  6. f) depois de São Gonçalo, passamos por Gilbués (+23) e Monte Alegre (+12) antes de chegarmos a Bom Jesus. Esse trecho conta com asfalto novíssimo, mas deve-se manter cuidado, pois as curvas, além de muitas, não são muito bem sinalizadas com placas. Chegando a Bom Jesus faça outro abastecimento, no posto BR ou no Texaco.
  7. g) dependendo da hora em que você passar por Bom Jesus, seguindo outra orientação do velho lobo Abreu de não dirigir a noite em nossas BR’s, meu conselho é aproveitar a estrutura de hotéis e restaurantes da cidade e pernoitar lá.

BOM JESUS-CANTO DO BURITI

Esse percurso compreende 230 km. Por isso, abasteça antes de encará-lo. O asfalto encontra-se conservado, porém, como já havia mencionado, a pista é muito estreita e as curvas não muito bem sinalizadas. Muito cuidado na hora de ultrapassar, para não colocar a roda no degrau entre a faixa de rolamento e o que seria o acostamento, pois há risco de capotagem!

Obs: o trânsito dentro da cidade de Canto do Buriti é entre ruas apertadas, com muitos cruzamentos, cheias de valetas e com intenso tráfego de caminhões e motos. Então, caso seu tanque de gasolina tenha capacidade para seguir mais 66 km com tranqüilidade e ainda não esteja próximo da reserva, antes de chegar ao centro da cidade, pegue o anel viário à esquerda e abasteça em Itaueira, que conta com um posto ALE. Porém, se seu tanque já estiver próximo da reserva, prefira a segurança de abastecer em Canto do Buriti mesmo, que possui um posto Texaco e um bom comércio local.

CANTO DO BURITI-FLORIANO (trecho modificado. Vide aviso no início deste post e a transcrição do relato do Vander ao final dele). 

Esse segmento do trajeto compreende 160 km de pista ainda muito estreita, mas com bons trechos de reta. Atenção! Cerca de 20 km antes de chegar a Floriano, há muitos jumentos na pista! Na saída para Teresina, a cidade de Floriano oferece uma boa estrutura de hotéis e postos, onde deve ser feito um abastecimento antes de encarar o trecho até Teresina.

Para quem vai para Fortaleza, é de Floriano (trevo da BR 230 com a BR 343) que se separa de quem vai para o litoral piauiense ou maranhense.

FLORIANO-TERESINA

A reta final para a capital piauiense – 245 km -, a estrada muda radicalmente e volta a se parecer com uma BR (pista larga e muito bem sinalizada). 80 km antes de chegar a Teresina, a BR 343 se encontra com a BR 316. A partir daí, o intenso tráfego de veículos pesados, aliado às muitas curvas, fazem o trecho ficar bem perigoso e lento, além de contar com poucos pontos de ultrapassagem permitida.

TERESINA-LUÍS CORREIA

Este último trecho possui 350 km de pista em ótimo estado de conservação e 82 km de tráfego intenso desde a capital até a cidade de Campo Maior (terra da Carne de sol). Atenção recomendada também quanto ao trânsito pesado dentro das cidades de Altos (+41 km) e de Campo Maior (+41 km).

De Campo Maior passamos pelas cidades de Piripiri (+78), Brasileira (+21 km), Piracuruca (+25 km), Buriti dos Lopes (+93 km) e Parnaíba (+35 km) antes de chegarmos a Luis Correia e suas belas praias (Coqueiro, Dunas, Peito de Moça, Macapá e Maramar).

 Bem, está é minha contribuição. Espero ter ajudado quem busca informação sobre viagem de carro de Brasília a Teresina e de Brasília ao litoral do Piauí. Boa viagem!

 

AS FOTOS QUE O VANDER NOS DEVIA:

 

     Como todos devem lembrar-se, no ano passado, exatamente no dia 10.3.2018, publicamos aqui uma experiência interessantíssima, vivenciada por um de nossos sputniks (Vander Lopes), que fez a viagem de Brasília para Luís Correia (PI). O Vander teve a disposição de voltar ao blog e descrever toda a sua viagem, tão detalhadamente que resolvemos transformar o relato dele em um post em nosso site www.expressaodaliberdade.com.br, aba “Rodovias Brasileiras”. O post foi denominado “Brasília-Teresina de carro”.

    Como suspeitávamos, o post da viagem do Vander Lopes deu certo, como mostram os 76 comentários postados até hoje e a média de 8 visitantes diários que o lêem e planejam suas viagens com base naquelas informações. Isso significa que havia um nicho de interessados na matéria para planejar suas viagens para aquelas bandas e que não encontravam as informações em outros endereços da internet.

    O Vander foi, dessa forma, uma espécie de bandeirante, de desbravador, que conseguiu mostrar o que muita gente queria ver, ou seja, se seria possível e de que modo seria possível uma viagem de férias de carro da Capital Federal para terras piauienses, indo até o balneário de Luís Correia, no delta do Rio Parnaíba.

    Mas o Vander só usou letras para contar sua viagem. E mesmo assim muita gente já bebeu aqui a experiência dele, fez a viagem, foi e voltou em paz e segurança, para nossa satisfação.

     Como a aba “Rodovias Brasileiras” deste blog só trata de viagens rodoviárias, cujo objeto mais importante é o estado das estradas, o Vander teve o cuidado de fotografar todo o percurso de Brasília até Luís Correia. E depois de muita pressão nossa, ele resolveu abrir o seu tesouro. Com vocês, a maravilhosa reportagem fotográfica do Vander Lopes sobre as estradas da rota Brasília-Teresina-Luís Correia.

 

                                                           Edimar Rodrigues de Abreu  –  02.04.2018 (autorizado e revisado por Vander Lopes). 

Comentário e legenda postados por Vander:
Todas as fotos, com exceção das fotos 9, 13 e 16, foram tiradas chegando às cidades que estão referidas na legenda.
Foto 1 – BR 020 – Alvorada do Norte – GO
Foto 2 – BR 020 – Rosário – BA (Divisa GO/BA)
Foto 3 – BR 135 – Formosa do Rio Preto – BA
Foto 4 – BR 135 – São Gonçalo do Gurgueia – PI
Foto 5 – BR 135 – Corrente PI
Foto 6 – BR 135 – Bom Jesus Pi
Foto 7 – BR 135 – Eliseu Martins (obras de alargamento)
Foto 8 – PI 141 – Canto do Buriti
Foto 9 – BR 343 Depois de Floriano PI
Foto 10 – BR 343 Amarante PI
Foto 11 – BR 316 Teresina PI
Foto 12 – BR 343 Altos PI
Foto 13 – BR 343 Campo Maior
Foto 14 – BR 343 Parnaíba PI
Foto 15 – BR 343 Luis Correia PI

01 BR 020 Alvorada do Norte GO

02 BR 020 Divisa GO-BA 03 BR 135 Formosa do Rio Preto BA 04_BR_135_São_Gonçalo_do_Gurgueia_PI 05 BR 135 Corrente PI 06 BR 135 Bom Jesus PI 07 BR 135 Eliseu Martins PI 08 PI 141 Canto do Buriti PI 09 BR 343 Floriano PI 10 BR 343 Amarante PI 11 BR 316 Teresina 12 BR 343 Altos PI 13 BR 343 Campo Maior PI 14_BR_343_Parnaíba 15 BR 343 Luis CorreiaLopes).     

   Como na abertura deste post, voltamos a agradecer ao Vander todo esse trabalho, que colocou à nossa disposição e de nossos sputniks infomações preciosas sobre a rota, lembrando que, para complementar a viagem e chegar-se a Fortaleza a partir de Teresina, são 593 de rodovias em bom estado, embora com acostamento estreito em alguns trechos, bons pontos de apoio, cabendo manter-se na BR 343 após Teresina e continuar após ela se transformar em BR 222 em Piripiri, passar por Sobral e chegar capital dos “Verdes mares bravios…onde nasceu Iracema, a virgem dos lábios de Mel”, conforme disse José de Alencar. 

Edimar Rodrigues de Abreu -02 de maio de 2018.

RELATO DO VANDER EM 25.11.2020:

Vander Lopes
6
Em resposta a Abreu.Grande amigo Abreu, quanta honra de minha parte em receber esse tratamento VIP!
Conforme prometido, voltei para confirmar as informações que recebi antes da minha viagem e noticiar algumas das muitas mudanças que o trajeto Brasília-Teresina vem sofrendo desde a publicação deste post. Para não ficar muito extenso, vou relatar neste comentário alterações somente em relação ao trecho de Bom Jesus a Floriano. Penso até que você terá que alterar o texto do post em relação a boa parte do trajeto. Para isso estou à disposição para detalhar em minúcias as informações que tenho, inclusive quanto ao alargamento da BR-135, de Corrente até Eliseu Martins.
Por ora, e de forma a auxiliar o pessoal que vai viajar nesse período de férias, aviso que o trecho entre Eliseu Martins e Floriano, via Canto do Buriti e Itaueira (PI-140 e PI-141) está em péssimo estado de conservação e em desuso.
Agora o caminho para Floriano é via Manoel Emídio, Bertolínia e Jerumenha (via BR-135 e BR-343). Em Colônia do Gurguéia (125 km após Bom Jesus) deve-se pegar a PI-394, uma rodovia de apenas 8 km, com asfalto totalmente novo, que sai na BR-135 já perto de Manoel Emídio, sem passar em Eliseu Martins, com asfalto em bom estado de conservação e com o bônus de 43 km a menos até Floriano.
Reforçando, quem deseja fazer uma viagem sem aborrecimentos rumo a Teresina e ao Ceará, não deve ir por Canto do Buriti, vá por Bertolínia!
Um grande e fraternal abraço a você e a todos que aqui vem buscar informações.

 

215 Comments on “BRASÍLIA-TERESINA-FORTALEZA DE CARRO

  1. COMENTÁRIO DE GILBERTO BRANDÃO, DE 06.09.2023, EM NOSSO POST “BRASÍLIA-SALVADOR DE CARRO”:

    Olá, Abreu, tudo bem? Estou de volta, meu amigo, e desta feita para registrar pequeno comentário neste blog, por achar importante para o momento, pois creio eu, das duas uma: ou devido ao feriadão de 7 de setembro ou estamos iniciando o período de temporada de fim de ano. Explico: quarta-feira, 06-09-23, às 9h00 (e pela primeira vez neste horário, pq normalmente saio às 4h00), iniciei uma viagem, como sempre, para minha inesquecível cidade de Maceió. Infelizmente ao chegar em Ibotirama para o pernoite, devido a problemas familiares, tive que desistir. E daí o porquê do PEQUENO COMENTÁRIO. A viagem de ida ocorreu sem registro de grande monta, apenas constatei que aquele longo trecho de Formosa, previsto sua conclusão até março deste ano, ainda encontra-se parcialmente concluído, pq as pontes estão inconclusas, impedindo o fluxo normal de veículos, sobretudo quando aparece caminhões e caminhões carregados, como ocorreu comigo, principalmente nesse horário entre 10 e 11h00. Quanto às condições do asfalto, sem problema, um tapete mesmo, embora em duas ocasiões, entre o posto Rosário e Luís Eduardo Magalhães, houve um SIGA e PARE com duração de no mínimo 20 minutos cada, para longos reparos no asfalto. Outro fato digno de nota é quanto ao fluxo intenso, muito intenso mesmo não só de caminhões como de veículos de passeio. Percebi que muitos caminhões estavam saindo daquelas grandes áreas de plantio de soja e algodão supercarregados, seguindo em nossa direção mas não me impediram de desenvolver a média registrada de velocidade. Fiz uma pequena parada para almoço cuja churrascaria não recomendo a ninguém pois ali paguei certamente metade de meus pecados. HORRÍVEL. Ele fica no próprio posto onde abasteci localizado logo no início de Alvorada do Norte um pouco antes da pequena ponte, se não me engano. A gasolina nesse posto custou R$ 6,40 e veja só, abasteci imaginando que no posto Rosário estava mais caro, pq historicamente ali tudo exorbita em preço, quer em gasolina quer em outros produtos. Engano: pelo menos no que diz respeito à gasolina o litro estava a R$ 6,30. Mas o que realmente me chamou a atenção foi o preço desse combustível praticado em Luís Eduardo Magalhães: R$ 6,60/litro: simplesmente R$ 1,00 superior ao preço médio daqui de Brasília. Talvez esse preço seja explicado por tratar-se de UMA DAS CIDADES COM UM DOS MAIORES ÍNDICES
    DE DESENVOLVIMENTO DO PAÍS. Quem sabe…Cheguei em Ibotirama às 19h30, percorrendo 850km, numa boa média de 82,5km/h. O hotel escolhido foi o GLORIA, lembrando de suas recomendações. Não me arrependi. Então, de posse dessas informações, obviamente tive que buscar outra rota, que me satisfez plenamente, que foi a seguinte: IBOTIRAMA, JAVI, SANTA MARIA DA VITÓRIA, CORRENTINA, BSB, num total de 800km, ou seja, 50km a menos e quanto ao tempo foi 1h30 a menos com relação à ida. Saí às 6h30 chegando em Brasília às 15h30. Quanto ao percurso de volta, verifiquei poucos caminhões, talvez por tratar-se de uma rota menos conhecida. Ainda bem. Também encontrei um asfalto verdadeiro tapete, principalmente entre CORRENTINA E POSTO ROSÁRIO, completamente recuperado de ponta a ponta, faltando poucos trechos para colocação das faixas de sinalização. No posto Rosário, tive informação de um caminhoneiro que aquele trecho, velho conhecido nosso, entre SEABRA e ITABERADA, está completamente recuperado, em condições de desenvolver uma boa velocidade. Não sei se vai alterar em dezembro/janeiro, quando se verifica um fluxo de veículo fora dos padrões. Baseado nestas informações, creio que não vale a pena aceitar a sugestão do internauta IVAN, datada de 27/06/23, cuja rota seria: Santa Maria da Vitória – Javi – percorre 45km na BR-020, a 10km de Ibotirama, entra à esquerda para XIQUE-XIQUE, IRECÊ , MORRO DO CHAPEU E IPIRÁ, superando em 150km da rota tradicional, e sem nada que justifique no momento, pois os problemas de buraco foram resolvidos. Mesmo assim, é bom acompanhar esse trecho com informações atualizadas dos internautas, pelo menos até dezembro próximo. Meu amigo, para o momento é o que tenho a informar a vc, que é o líder nesse tipo de informação e aos seus seguidores de longa data, amantes das estradas por esse Brasil afora. Um grande abraço, Abreu e fique na paz de que é merecedor. Gilberto

    1. Boa tarde Grande Abreu, estou voltando para agradecer pelas dicas da minha última incursão pelas rodovias nordestinas, fiz uma viajem tranquila até aracaju e Imbassai, tranquilo demais, porém agora estou na programação de ir um pouco mais pra cima, chegando a Beberibe-CE, pelo que vi aqui, os trajetos são por Teresina, particularmente não tenho interesse em passar pela capital do glorioso estado do Piauí, quem sabe, numa próxima com destino a Luis correia, mas não agora, sendo assim vem a pergunta, passo por Floriano sentido a Picos e depois retorno à 020? Ou não tem jeito tem que ir até Teresina? Desde já agradeço!!! Abraço.

      1. Olá, Hildo. Bom tê-lo de volta por aqui. Mas por aqui ficamos numa dúvida: você está em Aracaju e prende ir de lá a Beberibe ou vai sair de Brasília?
        Um abração.
        Abreu

          1. Olá, Hildo. Agora nós nos posicionamos corretamente por aqui. Estávamos até então construindo as hipóteses de chegar lá a partir de Aracaju, daí não termos entendido sua dúvida sobre passar por Teresina!! De qualquer modo, Hildo, concluímos que você já tomou sua decisão, ou seja, dadas as suas condicionantes, sua rota deverá ser Floriano-Picos-Tauá-Fortaleza-Beberibe. Essa rota é como aquelas velhas estradas que atravessam a África, levando mercadorias há milênios para a Europa, ou seja, não muda muito com o tempo. Passamos por ela em 1984, meu filho mais novo usou-a em 2018 e as informações atuais que temos sobre ela são as mesmas, ou seja, 800 km de calor, calor, calor. E o asfalto um pouco destruído entre Picos e Tauá, o que determina a redução da velocidade média no trecho: são 192 km que devem ser percorridos em aproximadamente três horas. O restante é tranquilo para quem está acostumado com as estradas do interiorzão do Nordeste. Faça uma excelente e depois conte pra gente como foi, OK?
            Um abração.
            Abreu
            P.S: A viagem do meu filho em 2018 tem um post aqui mesmo no blog: chama-se “Brasília-Lençóis Maranhenses-Luís Correia-Jericoacoara de Moto. Na volta, ele desce para Sobral e Crateús, passa por Sobral e chega a Picos. Há fotos do trecho crítico lá. Dê uma olhada.

  2. Boa tarde, Abreu!
    Gostaria de ir para Porto de Galinhas, saindo de Brasília, com a família. Pode nos ajudar com o trajeto? Obrigada mais uma vez! CAROL TAIRA

    1. Olá, Carol. Bem-vinda ao nosso blog. Você chegou até nós (provavelmente pesquisando no Google) por meio do nosso post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”, que está publicado em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”. A rota que nós propomos para a viagem de Brasília para Porto de Galinhas está em outro post nosso. Trata-se do “Brasília-Salvador-Natal de carro”, que está publicado no mesmo endereço, ou seja, http://www.expressaodaliberdade.com.br, aba “Rodovias Brasileiras”. Lá você vai encontrar todas as orientações para fazer uma viagem tranquila, confortável e segura. Aquela rota está desenhada para quem segue para Recife. Como Porto de Galinhas está ao sul de Recife, ou seja ANTES da capital pernambucana, você deverá fazer uma alteração na reta final. Na última parte de sua viagem, segundo o nosso post “Brasília-Salvador-Natal de carro”, você passará por Maceió (AL), pela BR 101, em direção a Recife. A adaptação que você deverá fazer é a seguinte: após rodar 200 km depois de Maceió, na BR 020, você chegará à cidade de Escada (PE). Vinte quilômetros depois de Escada, você deverá abandonar a BR 101, virar à direita e pegar as rodovias estaduais PE 042, PE 038 e PE 09 (uma é continuação da outra – num total de 50 km desde o trevo da BR 101). Pronto: você estará no pequeno paraíso chamado Porto de Galinhas (nós adoramos aquele lugar). Se restarem dúvidas, Carol, retorne: será um prazer ajudá-la a ir e voltar em paz e segurança, OK?
      Um grande abraço.
      Abreu

  3. Prezado Abreu, que incrível achar seu blog! Moramos na Chapada dos veadeiros e vamos passar o final de ano com a família em Maceió, mas quero muito visitar São Raimundo Nonato, no Piauí, onde estão as raizes da família e também da humanidade, hehe! Pesquisando pra entender se há caminho possível achei no seu blog a rota Brasília-Teresina o que me tranquilizou, mesmo dando uma certa volta acho que vou fazer o aconselhado, indo por Barreiras-Canto do Buriti e pegar pra São Raimundo, já que não sei se existe trafegabilidade para ir pelo contorno sudeste da serra das Confusões, por Nova Holanda… se souber algo agradeço pq é bem mais perto! No entanto, o que me preocupa mesmo é o segundo trecho da viagem, entre São Raimundo e Maceió, já que havia pensando em fazer Remanso-Petrolina-Paulo Afonso-Maceió, mas entendi que ainda está bastante desaconselhado este trecho de Petrolina, certo? Pode me dar alguma dica de como vc faria de São Raimundo à Maceió? Obrigada demais!! Abração

    1. Olá, Luciana. Bem-vinda ao nosso blog. Como o pessoal trafega pouco por essa região – exatamente por causa da questão da segurança -, não temos muita informação sobre o estado das rodovias que ligam São Raimundo a Maceió. De qualquer modo, o que temos registrado aqui é que o trecho entre PETROLINA e SALGUEIRO NÃO DEVE ser percorrido à noite, uma vez que o patrulhamento da rodovia é diurno e, havendo riscos, a Polícia Rodoviária orienta como agir. Em seu lugar, para evitar totalmente o “Polígono da Maconha”, nós desceríamos de Petrolina para Feira de Santana e, de lá, subiríamos para Aracaju e Maceió, seja pela BR 101, seja pela Estrada do Coco. Se você achar longo demais o percurso, analise a possibilidade de subir de Petrolina até Cabrobó e, de lá, descer para Aracaju, via Floresta e Paulo Afonso. Nesse caso, você não entraria na área perigosa propriamente dita, mas contornaria a região e se afastaria na reta para Floresta. Mas nossa principal sugestão é a primeira, ou seja, a descida de Petrolina para Feira de Santana e a subida para Aracaju. E não se esqueça de perguntar pelo estado das estradas por lá, viu, Luciana?
      Um grande abraço e dê notícias.
      Abreu

      1. Salve, salve, Abreu! Obrigada pelas orientações! Uma coisa é certa: pegarei estrada somente sob a luz do sol escaldante da caatinga. Mas vou sim evitar a margem esquerda do Velho Chico, depois de Petrolina, pra não dar sorte ao azar. Como vou passar uns dias na região das Serras da Capivara e das Confusões, no Piauí, vou assuntar por lá sobre a situação das estradas e pode deixar que depois de navegadas, experimentadas e comprovadas volto aqui pra deixar o testemunho que sei bem como pode ajudar os desbravadores dos sertões! Agradecida demais e volto logo pra engrossar o caldo! Abração!

        1. Ficamos encantados com o seu comentário, Luciana. É ao mesmo tempo doce e fofo, duro e seco. Como costumam ser almas que conhecem essa região como a palma da mão.
          Um abração e dê notícias!

    2. Prezad@s Abreu e Luciana, muito bom encontrar o seu blog e seu comentário, respectivamente! Também estou na Chapada dos Veadeiros e planejando uma viagem até Fortaleza passando pela Serra da Capivara.
      Eu conheço bem o trecho até Corrente (PI) de viagens anuais entre 2015 e 2018.
      A partir dali minha primeira dúvida seria para a Luciana, se conseguiu informações da possibilidade de chegar até São Raimundo Nonato a partir de Corrente (PI) via a parte Sul da Serra das Confusões (Avelino Lopes – Nova Holanda). E no mais, alguma dica desse roteiro Veadeiros – Capivara? Ótima coincidência achar seu comentário por aqui!
      A segunda dúvida seria para o Abreu, sobre informações sobre o trajeto de Floriano a Fortaleza via Picos (PI) pela BR 020. Pois a partir de São Raimundo Nonato, ir para Fortaleza via Teresina aumenta aprox. 350 km a mais no roteiro. Algum Sputnik tem relatos recentes dessa rota ?
      Muitíssimo obrigado desse já pela atenção!

      1. Olá, Júlio. Bem-vindo ao nosso blog. Se você se defende bem nessa rota até Corrente, na alternativa por Picos temos dificuldades em ajudar você. No trajeto por Picos, temos experiências extremamente difíceis para famílias, por falta de estrutura de apoio. Mas para pessoas sozinhas, não. Vou resgatar a viagem recente feita por um dos meus genros, sozinho, por essa rota via Picos, de moto, no mês de novembro de 2021. Nada que mude nossa posição em relação à rota que recomendamos de carro para famílias. Aguarde.
        Abreu

        1. Obrigado pela pronta resposta Abreu! Eu vou em família, e nesse caso a estrutura de apoio e segurança sao undamentais

          1. Que bom, Júlio. Ficamos felizes por sua escolha. Dê notícias, viu?
            Um abração.
            Abreu

  4. bom dia. Estou saindo para Fortaleza de Brasilia amanhá dia 25 de julho de 2021, costumava ir por alvorada do norte, correntina, bom jesus da lapa, seabra, senhor do bonfim, salgueiro. Qual o melhor e mais seguro trajeto para ir de carro hoje? Alguém pode me ajudar?

    1. Olá,Antônio Carlos. Bem-vindo ao nosso blog. Nada de Correntina e Bom Jesus da Lapa. Suba direto pela BR 020 até Luis Eduardo Magalhães e Barreiras, tal como descrito em nosso post. De Barreiras, suba para Corrente,Bom Jesus, Floriano e Teresina, observando nossas recomendações sobre evitar Canto do Buriti, seguindo pela alternativa indicada, que o levará a Floriano, OK? De lá, é correr para o abraço em Fortaleza. Já esta muito tarde aqui na roça, por isso estamos sendo sintéticos. Amanhã gente se fala mais. Estamos juntos!
      Um grande abraço.
      Abreu

      1. Olá boa noite!
        Obrigada pelas suas dicas excelente.
        Gostaria de sua ajuda. Vou viajar de Brasília para Fortaleza em 11 de outubro de 2021.
        Qual a melhor rota e local para abastecer e dormir?
        Ficarei muito grata!
        Um abraço.

        1. Olá, María. Bem-vinda ao nosso blog e obrigado por sua torcida pelo nosso trabalho. Demoramos a responder porque fizemos uma incrível e desagradável descoberta: a parte do nosso post “Brasília-Teresina-Fortaleza”, que se refere ao trecho Brasília-Teresina, simplesmente desapareceu. Então, é absolutamente natural que você tenha dúvidas relação a essa parte da viagem. Depois vamos ver o que ocorreu e corrigir o problema. Enquanto isso, vamos recapitular: a distância de Brasília a Fortaleza, pela rota que recomendamos, é de 2.304 km, distância que, para garantir-se uma viagem tranquila e segura, deverá ser dividida em três etapas. Essa orientação, María, tem como fundamentos a nossa preocupação com o conforto das pessoas, a segurança, a disponibilidade de estrutura de hotelaria adequadas para um pernoite em boas condições e assegurar que, em nenhuma hipótese, as famílias que nos procurem tenham de viajar à noite, o que se torna um perigo em função da sinalização deficiente das vias, da falta de acostamento em partes do trecho e da presença de animais soltos na rodovia e que são praticamente invisíveis à noite. Diante de tudo isso, María, recomendamos que você planeje sua viagem da seguinte forma: primeiro dia, Brasília(DF)-Corrente(PI), numa jornada de 837 km; no segundo dia, Corrente(PI)-Teresina(PI), separadas por 874 km; no terceiro dia, finalmente, Teresina(PI)-Fortaleza(CE), percorrendo 593 km e chegando a Fortaleza por volta do meio-dia. Parece picadinho demais, mas não é: melhor chegar com calma a Fortaleza do que chegar rápido a lugar nenhum. Não se esqueça de evitar Canto do Buriti e Itaueiras, viu, María? Aqueles problemas na via continuam e a forma recomendada de acessar Floriano é pegar a PI-394 em Conceição do Gurgueia, 125 km depois de Bom Jesus(PI) e seguir por Manoel Emídio, Bertolínia, Jurumenha e Floriano. De lá é seguir normalmente para Teresina. Quanto ao abastecimento, nossa orientação é não deixar o tanque ficar abaixo da metade, ou seja, abasteça acada 200/250 km, em postos de bandeira conhecida (Petrobrás, Ipiranga e Shell), evitando postos de marcas locais, de redes pequenas e desconhecidas, mesmo que mais barato o combustível. Se restarem dúvidas, María, retorne ao nosso blog: será um prazer ajudá-la a ir e voltar em paz e segurança.
          Um grande abraço.
          Abreu

      2. Prezado Abreu (meu xará de sobrenome), espero que esteja com saúde! Sigo para Teresina, saindo de Brasília, no próximo dia 21/12/2021. Agradeço antecipadamente pela dica, via Vander Lopes, para evitar o trecho entre Canto do Buriti e Itaueiras. Há 8 anos não pego estrada pra ir ao Piauí, então, se não desse uma lida nas recomendações do Blog entraria numa roubada ao seguir pelo trajeto antigo. Obrigada!

        1. Olá, Kátia, minha prima e com nome de senadora!! Desculpe, viu? Vá por nós, evite Canto do Buriti e Itaueiras e tudo vai dar certo. Mas não deixe de voltar aqui ante da viagem, viu, Kátia? Sempre há informações de última hora que podem melhorar e encurtar a viagem. Mas, por enquanto, é o que temos para sua viagem depois de 8 anos.
          Um grande abraço.
          Abreu

          1. Prezado ‘primo’ Abreu, não se preocupe. Os amigos sempre falam o mesmo (coincidência do nome com a Senadora do Tocantins rsss). Estarei de olho no blog para checar se há novidades para o trajeto Brasília/ Teresina. Viajarei com meu filho ( mas ele irá de “co-piloto” porque nunca dirigiu por aqueles lados) e nora e neto irão de avião porque ficaria muito cansativo para o bebê. Esperamos, e com fé em Deus, chegaremos todos bem para o Natal em família, e minha mãe conhecerá o primeiro bisneto!

        2. Olá, minha prima Kátia Abreu com nome de senadora!! Desculpe a brincadeira, Kátia, mas vá firme. Evite Canto do Buriti e Itaueiras e não deixe de voltar aqui antes da viagem, viu? Pode haver melhoras no percurso.
          Um grande abraço.
          Abreu

          1. Prezado’primo’, ficarei de olho no blog, para checar se há novidades, e na estrada, viajarei sempre durante o dia, com parada em Corrente ou Gilbués para pernoite. A comparação com o nome da senadora pelo Tocantins já virou costume/piada entre amigos e conhecidos. Não se preocupe
            rsss.

    2. Fiz um trajeto recente entre Luziânia Goiás/ Viçosa do Ceará. Fui levar uma família que tinha perdido um ente querido. Estradas muito boas pela rota sugerida do blog. Não pude aproveitar muito pois tinha horário pra chegar lá, como sou um pouco louco por estrada fiz o trajeto, acreditem em 24 horas direto, 2050 km. Não recomendo pra quem não tem experiência no volante, a volta foi mais tranquila pois não tinha pressa mas o percurso antes de chegar em Bom Jesus havia alguns pontos em reforma. Mas é uma viagem que estou programando fazer novamente com minha família e sem pressa. Que será pra Fortaleza. Agradeço ao Sr Abreu por boas dicas sobre o caminho.

      1. Olá, Nely. Bem-vindo ao nosso blog e obrigado pela força que suas palavras dão ao nosso trabalho. Gostamos muito de receber o seu relato: as pessoas estão começando a tirar a poeira dos seus veículos e já se atrevem a sonhar com viagens de férias daqui a alguns meses. E é importante que nós estejamos a postos e com as informações mais recentes dos trechos rodoviários mais usados para ajudá-las. Obrigado também por advertir aos nossos leitores de que não devem fazer o que você fez: afinal, você não estava numa viagem turística, mas cumprindo uma missão humanista, o que justificaria, em princípio, o ritmo da viagem. Mais uma vez, Nely, obrigado por dividir conosco sua experiência.
        Um grande abraço.
        Abreu

  5. Fala pessoal, hj dia 22/12/2020 estou viajando de Goiânia a Fortaleza, no trecho que o Waze te informar passar entre Canto do Buriti-PI a São João não existe estrada está entregue as baratas. No trecho antes de chegar em Bom Jesus uns 25 km sofri um acidente o carro pegou o acostamento que não existe , e estourou os dois e amassou as rodas, fui guinchado até Bom Jesus. Estou em São João do Piauí indo para Picos , com destino final Fortaleza. Chegando em Fortaleza, atualizo vcs. Abraço

    1. Olá, Glaybson. Bem-vindo ao nosso blog e desculpe o atraso: o seu comentário ficou preso em nosso filtro antispam e só hoje conseguimos resgatá-lo. Lamentamos profundamente a série de problemas de sua viagem, uma vez que toda a nossa luta e nosso trabalho aqui é no sentido de evitar que coisas como essa aconteçam. No dia 22.11.2020, um mês antes de sua viagem, havíamos colocado no final do post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro” um aviso a respeito da destruição desse trecho da estrada, a partir de preciosas informações do nosso colega Vander. Aparentemente, não tivemos oportunidade de fazer chegar até você essa informação crítica. A recomendação que passamos a dar, a partir daquela data, para as famílias que nos visitam, é subir para Manuel Emídio em Colônia do Gurgueia (antes de Eliseu Martins) e de lá, por Bertolínia e Jerumenha, chegar a Floriano. Nesse trecho alternativo as estradas encontram-se em bom estado. Mais uma vez, Glaybson, nosso pesar pelas dificuldades pelas quais você passou e nossas desculpas por demorarmos a perceber que o seu comentário havia ficado retido no filtro antispam.
      Um grande abraço.
      Abreu

      1. Obrigado, o trecho de São João do Piauí a Picos está transitável mas requer atenção devido buracos surpresa na pista, de Picos a Fortaleza um tapete . Voltou para Goiânia dia 14/01/2021 deverei voltar por Floriano conforme a orientação do Vander. Abraço

        1. Olá, Glaybson. Bem-vindo de volta. Obrigado pelas informações. Vamos adicioná-las ao post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”. Picos-Fortaleza pode ser uma opção interessante.
          Um abração.
          Abreu

      2. Sr.Abreu, boa noite!
        Se possível for e tiveres alguma novidade em relação ao percurso entre Brasília/Floriano eu agradeço.
        Onde devo fazer a pernoite?
        Sou seu fã!
        Espero encontrar o Sr com saúde.

        1. Olá, Franklin. Bem-vindo ao nosso blog e obrigado pela força que suas palavras dão ao nosso trabalho. As informações contidas no nosso post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro” estão perfeitamente atualizadas, sem qualquer modificação posterior. Lembramos a necessidade de observar o roteiro alternativo que recomendamos para evitar o percurso Eliseu Martins-Floriano, uma vez que o trecho entre Canto do Buriti e Itaueira está intransitável. A solução continua a ser subir à esquerda para Manoel Emídio e de lá para Floriano. Se restarem dúvidas, Franklin, retorne: será um prazer ajudá-lo a ir e voltar em paz e segurança.
          Um grande abraço.
          Abreu

  6. Boa tarde, alguém aqui no Blog poderia dar alguma informação sobre as condições da estrada no trecho Eliseu Martins a Floriano via Canto do Buriti e Itaueira PI-140)? Obrigado

    1. Olá, Ezequiel. Bem-vindo ao nosso blog. A rota por Eliseu Martins está intransitável, não tanto pelo trecho Eliseu Martins-Canto do Buriti, mas pelo trajeto entre Canto do Buriti e Itaueira. Nossa recomendação, apoiada nos relatos do Vander que passou por lá recentemente, é subir para Manuel Emídio logo após a saída de Colônia do Gurgueia e prosseguir para Bertolínia, Jurumenha e Floriano. A rota sugerida, no total de 213 km, está em boas condições. Se restarem dúvidas, Ezequiel, retorne.
      Um grande abraço.
      Abreu

      1. Valeu amigo. Muito obrigado pela atenção e pela ótima dica. Passarei por essa região agora em janeiro indo de férias de Brasilia para a minha Fortaleza. Vou observar todo o trajeto e depoís farei um sucinto relato como contribuição ao Blog. Um abraço

  7. Caros amigos, adorei o Blog.

    Não estou acostumado a rodar pelas estradas do Centro-Oeste e Nordeste, e a pergunta é:

    Decidimos fazer uma viagem de carro (paheroTR4) do trecho São Paulo – Jericoacoara, e vejo pelo Site do Mapeia, que a melhor rota é passando por Brasilia – Barreiras – Teresina – Jijoca. Quero saber dos nossos Experts no assunto se esta é a melhor rota, é segura, tem pontos de apoio? Pretendo rodar uns 800 Km por dia.

    Outra opção seria pela costa, partindo pela BR 101 até Recife – Natal – Fortaleza – Jijoca, o que aumenta em muito o KM.

    Meu carro não tem uma grande autonomia, por isso preciso muito saber qual destas é a rota mais interessante

    1. Olá, Ricardo. Bem-vindo ao nosso blog. Sim, a rota que recomendamos é essa. No trecho São Paulo-Brasília, se você precisar, pode fazer uma visitinha ao nosso post “Brasília-Florianópolis de carro” ou ao “Brasília-Buenos Aires de carro”. Em ambos descrevemos detalhadamente a rota que você deverá fazer para chegar a Brasília, ou seja, São Paulo-Campinas-Limeira-Ribeirão Preto-Uberaba-Uberlândia-Araguari-Catalão-Luziânia-Brasília, no total de 1.005 km. Os posts citados, assim como o post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”, pelo qual você chegou até nós (provavelmente pelo Google), estão publicados aqui em nosso site, no endereço http://www.expressaodaliberdade.com.br. Como você não pretende rodar mais de 800 km por dia, o pernoite indicado seria a cidade de Catalão-GO (onde nós já tivemos a honra de morar trinta anos atrás, como funcionários do Banco do Brasil), que fica a 316 km de Brasília. Somos a favor de jornadas menores, sem entrar pela noite, de modo a se ter uma viagem confortável, dentro da nossa filosofia de que a viagem faz parte das férias. Mas, no seu caso, gostaríamos de fazer algumas ponderações. Em primeiro lugar, temos que você utilizará, no trecho São Paulo-Brasília, a Rodovia Anhanguera, que é uma das melhores (senão a melhor) rodovias do Brasil, duplicada, em alguns trechos triplicadas, em outros com rodovias marginais, excelente sinalização, com traçado de poucas curvas fechadas e quase totalmente plana com excelente rede de pontos de apoio para reabastecimento, lanches, banheiros, etc. Nessas condições, não temos muita dúvida em recomendar a você que faça um esforço, rode os 1.005 km de SP a Brasília e pernoite na Capital Federal. E a razão é de natureza prática. Se você pernoitar em Catalão, depois de rodar 690 km, e sair no dia seguinte por volta das 06h00, você deverá chegar a Brasília por volta das 09h00. Ocorre, Ricardo, que nessa parte da manhã, as pessoas que trabalham em Brasília e moram ao sul da capital, seja em cidades-satélites do DF (Gama, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, etc) seja em Goiás, nas cidades do entorno (Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Valparaíso, Céu Azul, Pedregal etc), convergem para Brasília, tornando o trânsito um verdadeiro inferno. Se você, em vez de pernoitar em Catalão, dormir em Brasília, ao entrar na cidade no fim da tarde, você estará no contrafluxo, ou seja, essas pessoas estarão voltando para suas residências, enquanto você estará indo, em sentido contrário, para a Capital Federal. Digamos, Ricardo, que você acolha nossa sugestão e faça o pernoite em Brasília, o restante da sua viagem está devidamente descrita no post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”. Aqui também temos duas ponderações a fazer. A primeira é que você deve dar especial atenção às novíssimas informações do Vander – que inserimos no começo, no meio e no fim do post – e que fazem uma alteração no trecho de Bom Jesus para Floriano. Espero que você tenha lido. Mas, como fizemos a atualição do post anteontem, pode ter-lhe escapado. Então, talvez seja conveniente você voltar lá e reler o posto todo, OK? O segundo ponto é a ida para Jijoca: é importante lembrar que você deve ir até Sobral e, de lá, subir para Jericoacoara. A propósito, lembramos a você que, aqui em nosso site, publicamos o post “Brasília-Lençóis Maranhenses-Luís Correia-Jericoacoara DE MOTO”, em que relatamos a viagem nessa rota por nosso filho mais novo e que tem informações bastante interessantes para quem vai para Jericoacoara, ainda que por outras rotas. Bem, Ricardo. Acho que conseguimos passar para você a essência de nossa visão sobre o seu “plano de voo”. Mas, por último – last but not least – registramos que todos os posts sobre viagens rodoviárias estão publicadas aqui em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”, onde há um outro post que gostaríamos que você desse uma olhada, que é o “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”, onde disponibilizamos uma série de informações de natureza prática para motoristas sem muita experiência “pelas estradas do Centro-Oeste e Nordeste”, ou que tenham a bordo mulheres, crianças ou idosos. Mais um dever de casa para você, não é, Ricardo? Você já deve estar impaciente, mas desculpe: é o nosso jeitão de ajudar as famílias a irem e voltarem em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu

  8. Olá!
    Achei o seu blog pesquisando na net. Estou querendo ir de Brasília para jericoacoara em fev/2021. Bateu uma dúvida: ir de brasília a Gilbues e de lá para Jijoca. Ou ir de Brasília para Gilbués e de lá para Fortaleza e depois jijoca. Qual melhor caminho você me indica. Pois não conheço a estrada de Gilbués para Jijoca passando por Teresina.
    Estou olhando melhor trajeto com o objetivo de custo/benefício e descanso.

    1. Olá, Ana Paula. Bem-vinda ao nosso blog. Não vemos qualquer vantagem no trajeto Brasília-Gilbués-Fortaleza-Jijoca de Jericoacoara. A distância é muito maior, a região a atravessar é muito erma, sem maior estrutura de apoio, seja de hotéis, seja bons pontos de parada e, ao chegar a Fortaleza, você terá de VOLTAR quase 500 km para ir a Jericoacoara. Nossa recomendação, portanto, é que você siga a orientação do nosso post e divida a viagem em três jornadas. No primeiro dia, rode 820 e pernoite em Corrente(PI). No segundo dia, rode 880 km e pernoite em Teresina. No terceiro dia, rode 384 km até Sobral, onde você vai virar à esquerda e pegar a CE 178. Após rodar 141 km nessa rodovia estadual e passar pelas cidades de Santana do Acaraú, Morrinhos, Marco, Bela Cruz e Cruz, você chegará a Jijoca. Sua viagem compreenderá 2.225 km. Nossa recomendação procura dividir a viagem da maneira mais equilibrada possível, para evitar cansaço excessivo no primeiro dia, bem como buscamos prever pernoites em cidades com boa rede hoteleira. Parece que você quer pernoitar em Gilbués. Isso significa percorrer 900 km no primeiro dia e 800 no segundo. Se você tem algum motivo especial para pernoitar em Gilbués, não há inconveniente, mas mantenha o segundo pernoite em Teresina. Você chegou até nós, Ana Paula, por meio do nosso post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”, que está publicado aqui em nosso site, no endereço http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”, onde também se encontram diversos outros posts nossos sobre viagens em rodovias brasileiras. Entre esses outros posts, há um que gostaríamos muito que você lesse: é o post “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”, onde disponibilizamos diversas informações de natureza prática, para motoristas sem muita experiência ou que viajem acompanhados de mulheres, crianças ou idosos. Não deixe de dar uma olhadinha lá, tá? Se restarem dúvidas, Ana Paula, retorne: será um prazer ajudá-la a ir e voltar em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu

  9. Bom dia,
    Curti as informações deste post. Pretendo ir de Teresina a Brasília agora em dezembro 2020, qual seria o melhor roteiro?

    1. Olá, Tonni. Bem-vindo ao nosso blog e obrigado por suas palavras de estímulo ao nosso trabalho. A sua viagem para Brasília deverá ser feita em duas etapas, com um pernoite. A primeira etapa será de 880 km e a segunda de 820 km. Saia de Teresina pela BR 316 (que vai para Picos) e, após 75 km, deixe a BR 316 e pegue, à sua direita, a BR 343 (que vai para Floriano). Em Floriano, pegue a PI 140 que levará você a Canto do Buriti. Lá, abandone a PI 140, vire à direita e pegue a PI 324 para Eliseu Martins, onde você tomará a BR 135 para Barreiras. Em Barreiras, pegue a direita (BR 242) para Luís Eduardo Magalhães, onde você continuará pela BR 020, que levará você a Brasília. Essa mudança da BR 242 para a BR 020 em Luís Eduardo você nem notará: é a mesma pista que atravessa a cidade e sai do outro lado com o outro nome. Nossa recomendação para o seu pernoite é a cidade de Corrente(PI), que tem boa estrutura hoteleira e está no meio do caminho entre Teresina e Brasília. Saindo de Teresina às 06h30min, você deverá chegar a Corrente por volta das 16h30min. No dia seguinte, saindo de Corrente após o café da manhã no hotel, sua chegada à Capital Federal ocorrerá aproximadamente às 16h. Se restarem dúvidas, Tonni, retorne: será um prazer ajudá-lo a vir e voltar em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu

      1. Te confesso que sou péssimo de compreender até GPS, mas essas explicações tão linear e precisa q vc fez, tá mto claro assim como o sol. Agradeço totalll pelas informação tão precisas ‍♂️… obgdo.

  10. Boa tarde Abreu!!!
    Ótimas informações. Muito bom o trabalho e a dedicação!
    Vamos viajar de última hora na madrugada do dia 31/10 de Brasília para Fortaleza e retorno.
    Vamos com o meu filho de 02 anos.
    Qual o melhor roteiro de paradas, abastecimento/alimentação/pernoite/percurso/horários?
    Desde já agradeço sua atenção!

    1. Olá, Luciana. Bem-vinda ao nosso blog e obrigado por suas carinhosas palavras de estímulo ao nosso trabalho. A sua viagem de Brasília a Fortaleza compreende a distância total de 2.293 km. Mesmo com um carro cheio de jovens de cabeça oca, é muito chão para se fazer em apenas duas jornadas com um só pernoite. Como você está com um brasileirinho de 02 anos a bordo, nossa recomendação é que você faça a viagem em três lances, com pernoites em Corrente (820 km), Teresina (880 km) e chegada no terceiro dia a Fortaleza (593 km). Assim sua viagem ficará mais equilibrada e não tão cansativa. Se houver atrasos ou adiantamentos, seus pernoites alternativos seriam Barreiras(BA) (590 km), Bom Jesus e Floriano. Mas vai dar tudo certo e você fará os pernoites nas cidades inicialmente recomendadas (Corrente e Teresina). Todas as cidades citadas têm boa estrutura hoteleira. Saia de Brasília por volta das 06h30min (no Colorado) e você deverá chegar a Corrente às 16h. Saindo de Corrente após o café da manhã, você chegará a Teresina às 16h30. No terceiro dia, Fortaleza esperará você por volta das 13 horas. Luciana, você chegou até nós pelo post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”, que está publicado aqui em nosso site, no endereço http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”, onde se encontram publicados diversos outros posts nossos a respeito de viagens de carro pelo Brasil. Um deles, entretanto, gostaríamos muito que você lesse: é o post “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”, no qual nós disponibilizamos diversas informações de natureza prática, fruto de nossa longa vivência em viagens dessa espécie, destinadas principalmente a motoristas sem muita experiência ou que estejam em viagem com mulheres, crianças ou idosos a bordo. Não deixe de dar uma olhadinha lá, tá, Luciana? Se restarem dúvidas, retorne: será um prazer ajudá-la e ir e voltar em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu

  11. Olá, Grande Abreu! Estou eu aqui de novo no seu valiosíssimo blog, pedindo licença para repassar informações quentíssimas que recebi de amigos que recentemente viajaram para as bandas de Teresina e região. O trecho de 247km de Eliseu Martins a Floriano, via Canto do Buriti e Itaueira está com muitos buracos. É altamente recomendado que, ao chegar em Eliseu Martins – a não ser que o destino seja Canto do Buriti e Itaueira -, em vez de seguir à direita, pela PI-141, deve-se pegar à esquerda, pelo traçado original da BR-135 mesmo, que até pouco tempo atrás ainda não era pavimentado e que foi recentemente asfaltado, passando então por Manoel Emídio, Bertolínea e Jerumenha, até chegar a Floriano (o melhor ainda é que por esse trajeto são 10km a menos!). Enfim, Abreu, não pude deixar de trazer essas informações, ainda que preliminares, pois com a chegada do final do ano (esse estranho ano!), muitas famílias já estão planejando suas viagens, e como estou de viagem marcada para 17/10, espero trazer em breve informações mais atualizadas e detalhadas.
    Fraternal Abraço!
    Vander

    1. Ô, Vander, como você ousa chegar aqui desse jeito, como se fosse um mero visitante deste blog e deste post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”? No mínimo você deveria ter-nos avisado previamente, para que tomássemos as providências adequadas. Era preciso pintarmos os meios-fios de branco, estender o tapete vermelho e contratar a banda de musica e o foguetório para sua entrada triunfal!! Vander, este post, que já ajudou tanta gente a fazer essa rota de Brasília para Teresina e Fortaleza, só existe porque você fez a viagem e teve disposição de descrevê-la em detalhes para nós, permitindo que este blog reproduzisse sua experiência para tantos quantos necessitassem percorrer essas rota. E agora, muito tempo depois, você vem fazer esse “up-grade”, essa atualização importantíssima sobre a mesma rota. Vamos incorporar suas informações novas ao nosso post. E deixamos claro, mais uma vez, que, sem você, esse post não seria possível.
      Um abraço grandão e extremamente fraternal.
      Abreu

      1. Grande amigo Abreu, quanta honra de minha parte em receber esse tratamento VIP!
        Conforme prometido, voltei para confirmar as informações que recebi antes da minha viagem e noticiar algumas das muitas mudanças que o trajeto Brasília-Teresina vem sofrendo desde a publicação deste post. Para não ficar muito extenso, vou relatar neste comentário alterações somente em relação ao trecho de Bom Jesus a Floriano. Penso até que você terá que alterar o texto do post em relação a boa parte do trajeto. Para isso estou à disposição para detalhar em minúcias as informações que tenho, inclusive quanto ao alargamento da BR-135, de Corrente até Eliseu Martins.
        Por ora, e de forma a auxiliar o pessoal que vai viajar nesse período de férias, aviso que o trecho entre Eliseu Martins e Floriano, via Canto do Buriti e Itaueira (PI-140 e PI-141) está em péssimo estado de conservação e em desuso.
        Agora o caminho para Floriano é via Manoel Emídio, Bertolínia e Jerumenha (via BR-135 e BR-343). Em Colônia do Gurguéia (125 km após Bom Jesus) deve-se pegar a PI-394, uma rodovia de apenas 8 km, com asfalto totalmente novo, que sai na BR-135 já perto de Manoel Emídio, sem passar em Eliseu Martins, com asfalto em bom estado de conservação e com o bônus de 43 km a menos até Floriano.
        Reforçando, quem deseja fazer uma viagem sem aborrecimentos rumo a Teresina e ao Ceará, não deve ir por Canto do Buriti, vá por Bertolínia!
        Um grande e fraternal abraço a você e a todos que aqui vem buscar informações.

        1. Olá, Vander. Saudades, companheiro! É ótimo sabê-lo de volta e com a mesma disposição de ensinar os pulos do gato dessas estradas que você conhece tão bem. Claro que iremos fazer a alteração no post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”, que passará por uma revisão. Mas, como se trata de informações importantíssimas que você está trazendo, se você nos autorizar nós transcreveremos o seu comentário acima no corpo do post, até que possamos fazer a revisão. Se você quiser acrescentar alguma informação ou aprofundar algum aspecto que você julgue adequado, pode fazê-lo que nós copiaremos e colaremos tudo no post, do jeito que você escrever, OK? Ficamos no seu aguardo e agradecemos imensamente sua gentilíssima disposição de retornar aqui para atualizar nossa base de dados.
          Um abração, velho lobo das estradas!
          Abreu

          1. Abreu, está mais que autorizada a transcrição do comentário para o post. Quanto às demais informações, aguardo seu e-mail roteirizado para que eu possa enviar as informações atuais do caminho para sua análise, revisão e publicação.
            Um grande e fraternal abraço!

          2. Olá, grande companheiro Vander. Já transcrevemos o seu comentário no final do post e, no início dele, fizemos um pequeno resumo de suas atuais e importantíssimas informações. Destacamos também, no corpo do post (ali onde originalmente você detalhava o trecho “CANTO DO BURITI-FLORIANO”) a alteração ocorrida. Esperamos ter sido fiéis à sua mensagem. Quando fizermos a atualização total do post, o que deverá ocorrer nas próximas semanas, mandaremos a proposta de texto à sua apreciação, OK? Desnecessário dizer do valor de sua colaboração no nosso post sobre essa rota e, em particular, da sua disposição de cá retornar para ajudar mais uma vez nossos sputniks a viajarem pelo caminho correto, que é o objetivo maior de todos nós.
            Um superabraço, velho companheiro!
            Abreu

  12. Olá! Excelentes dicas!! Meu nome é Bruna e eu quero ir de Brasília para Fortaleza de carro com 5 animais HAHA. Sabe dizer se os hotéis, pousadas e afins aceitam animais?? Outra coisa, tem postos de gasolina com frequência pelo caminho (meu carro ta fazendo 12,5KM/L). Desde já agradeço. 🙂

    1. Olá, Bruna. Bem-vinda ao nosso blog. Já conferimos nossos arquivos e não encontramos registro de uma outra passagem sua por aqui. Mas temos uma sensação de já termos recebido um comentário com esse estilo divertido que o seu traz. Quanto à questão do combustível, Bruna, os postos estão bem distribuídos ao longo da rota, até porque as cidades-polo também estão bem distribuídas ao longo dela. Cabe a você apenas ter atenção para não deixar o tanque ficar abaixo da metade: nessa região não é difícil, após o tanque ficar quase vazio, você parar em posto que não tem combustível, ou que seja de uma bandeira desconhecido, com riscos de combustível adulterado, ou que falte energia e as bombas não funcionem – nem os cartões de crédito. Quanto aos hotéis, não temos informações de estabelecimentos específicos que recebam animais, mas muitos visitantes que passaram por aqui fizeram viagens com pets a bordo. Então, você deve contatar os hotéis onde provavelmente irá pernoitar e conferir se os recebem. Antes da pandemia, notamos uma certa tendências de bons hotéis passarem a acolher animais de estimação, até como um diferencial de marketing. Mas a pandemia mudou muito a rotina dos hotéis. Temos casos recentes aqui de pessoas que chegaram para pernoite e descobriram que o hotel estava fechado, e não só o hotel, mas toda a cidade. Cuide desse ponto também: verifique se a prefeitura local não mandou fechar a cidade. Se restarem dúvidas, Bruna, retorne: será um prazer ajudá-la a ir e voltar em paz e segurança com seus bichinhos.
      Um grande abraço.
      Abreu

  13. Bom dia Abreu! Em primeiro lugar, parabéns pelo blog, muito instrutivo, amei as dicas !!! Estou planejando uma viajem para Luis Correia, saindo de brasilia, os dados do post seguem atualizados? Vou levar crianças e uma senhora de idade, preciso pensar bem na rota. Desde já agradeço!

    1. Olá, Layssa. Bem-vinda ao nosso blog e obrigado por suas carinhosas palavras de estímulo ao nosso trabalho. Todas as informações, dados e orientações constantes do nosso post estão atualizadas e em pleno vigor. Não há alterações , exceto as cautelas decorrentes da pandemia, que exigem checarmos previamente junto aos hotéis se estão abertos e funcionando sem restrições, OK? Adoraríamos receber notícias suas após a viagem, porque não há nada como notícias quentinhas vindas de quem percorreu a rota. Se precisar conversar mais, estamos a postos.
      Um grande abraço.
      Abreu

  14. Boa Tarde Abreu!
    eu e alguns amigos estamos com pretensões de irmos para o Delta do Parnaíba, barra grande e jericoacoara no final do ano dia 26/12.Gostaria de saber se essa rota seria segura para 2 kombis, falo isso pois acabamos de adquirí-las e não temos experiência dado que é um carro que não possui muita estabilidade.Também gostaria de saber se há outras rotas alternativas, tipo ir pelo Tocantins, sendo mais seguras do que esta.E a terceira e última pergunta é há lugares interessantes para se conhecer, tipo cidades com estrutura mínima e atrações, para se conhecer durante esse percurso. Pretendemos fazer em média uns 300 Km por dia e ir conhecer aos poucos cada pedacinho. Desde já agradeço sua atenção.

    1. Olá, Mariana. Bem-vinda ao nosso blog. O meu filho mais novo, Dênis, é “um entusiasta desse povo que viaja de kombi pelo Brasil, pela América do Sul e Central e, em alguns casos, até pela América do Norte”. Essa são palavras dele. O Dênis fez essa viagem no final de 2018 de moto. Foi pelo Tocantins e voltou pela rota que recomendamos. Então, eu vou ouvi-lo, antes de responder ao seu comentário, viu Mariana? Eu acompanhei a viagem dele pelo WhatsApp e transformei nossa experiência em um post, que está publicado aqui mesmo em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, onde está o post através do qual você chegou até nós, o “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”. Enquanto você aguarda minha conversa com o Dênis, dê um pulinho lá, Mariana. No nosso site, clique na aba “Rodovias Brasileiras”. Ali estão muitos posts nossos sobre viagens de carro em terras brasileiras. Um deles é o “Brasília-Lençóis Maranhenses-Luiz Correia-Jericoacoara de MOTO”. Após trocar ideias com o Dênis, retornarei aqui para apresentar nossas orientações para você, está bem? É rapidinho. Enquanto isso, leia outros posts nossos na aba “Rodovias Brasileiras”, especialmente o nosso “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”, indicado para quem não tem muita experiência nessas estradas e que viaja com mulheres, crianças e idosos, tá? Lá publicamos um conjunto de ideias, fruto de nossas experiências, que ajudam a evitar micos e tornar as viagens mais seguras, confortáveis e prazerosas. Já voltamos.
      Um grande abraço.
      Abreu

    1. Olá, Ciro Gustavo. Bem-vindo ao nosso blog. Os trechos de serra nessa rota fazem parte do horizonte, uma vez que as rodovias são construídas no vale entre as serras, que não são montanhas de grande altitude. Na divisa entre o Piauí e o Ceará, há a Serra de Ibiapaba, em alguns pontos com desníveis de até 750 metros, mas o traçado das rodovias evitou grandes abismos, despenhadeiros, etc. Nada com que se preocupar. Ser restarem dúvidas, Ciro Gustavo, retorne: será um prazer ajudá-lo a ir e voltar em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu

  15. Parabéns pela postagem…Show! show! show! Sou de Itaueira, não moro lá atualmente, mas conheço uma boa parte do trajeto e o mesmo foi descrito exatamente como deveria ser. Muito bom, muito bom mesmo!!! Vai ajudar muita gente…

    1. Olá, Max. Bem-vindo ao blog. Adoramos seu comentário, porque é muito importante para nós quando outros viajantes ou conhecedores do percurso confirmam nossas informações e recomendações postadas aqui. Como não temos condição de percorrer sistematicamente todas as estradas que são objeto de apresentação em nosso blog, nossa expectativa é sempre de que alguém, de vez em quando, validem nossas informações, ou corrijam ou atualizem as mesmas. Muito obrigado de verdade por sua disposição de nos trazer o seu depoimento e sinta-se à vontade para retornar sempre que o desejar.
      Um grande abraço.
      Abreu

  16. Olá, caro Abreu.

    Estou planejando fazer uma viagem de carro de Brasília à Teresina. O relato dado pelo Vander tem sido de grande valia.

    Entretanto, acho que seria interessante a indicação das vias percorridas, acompanhadas das informações a respeito de duplicação.

    Enfim, seria possível informar as vias (BR´s e Estaduais), bem como se elas são duplicadas ou não?

    Muito obrigado.

    1. Olá, Eduardo. Bem-vindo ao nosso blog. A rota Brasília-Teresina, descrita em nosso post “Brasília-Teresina-Fortaleza”, com o auxílio inestimável do Vander, não percorre vias duplicadas. São todas pistas simples, sem iluminação, com sinalização apenas razoável e acostamento estreito em alguns trechos. Por isso, nós insistimos para que as pessoas não se aventurem em viagens noturnas nesse percurso. A sequência de rodovias a percorrer é a seguinte: a partir de Brasília, na altura do Colorado, começa o km 01 da BR 020, que você percorrerá até Luís Eduardo Magalhães, a cerca de 500 km da capital federal. Em Luís Eduardo Magalhães, mantenha-se na rodovia principal, e ela se transformará na BR 242, sem que você precise fazer qualquer manobra, à direita ou à esquerda. Você vai rodar cerca de 90 km pela BR 242 até Barreiras, em cuja entrada há um trevo grande, depois do quartel do Exército. Há no trevo uma placa indicando, à esquerda, PIAUÍ. Pegue a esquerda, saia do anel rodoviário de Barreiras e apanhe a BR 135 para Eliseu Martins(PI), a 612 km de Barreiras. Em Eliseu Martins, você não terá outra alternativa senão virar a direita e pegar a PI 324, rodar 87 km e chegar a Canto do Buriti, que fica na PI 140, que levqrá você até Floriano, após rodar 165 km. Em Floriano, você vai pegar o trevo à direita para Oeiras (BR230), andar 4 km e virar à esquerda para pegar a BR 343, que levará você diretamente para Teresina, após rodar 250 km. Esperamos ter respondido às suas perguntas. Se restarem dúvidas, Eduardo, retorne: será um prazer ajudá-lo a ir e voltar em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu

        1. Obrigado, Eduardo. De vez em quando eu dava um pulinho lá no DNIT, mas depois tudo começou a ficar defasado e confuso. Agora vou retornar lá.
          Um abração.

  17. Olá!!!
    sou Cristina e vou com meu marido em 4X4 da Serra da Capivara (PI) para Luis Eduardo Magalhães (BH). Quero saber , agora em 2020, como está a estrada 135.
    entrei agora neste endereço eletronico.
    aguardo notícias.
    viajarei em final de Julho deste ano.
    Abraços….

    1. Olá, Maria Cristina. Bem-vinda ao nosso blog. A BR 135 está em bom estado, com sinalização razoável, embora apresente estreitamento do acostamento em parte do percurso. O trecho entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães (BR 242), também está em bom estado, embora com a sinalização precária, principalmente a horizontal. O problema nesse trecho de cerca de 90 km é o tráfego pesado de caminhões em certos momentos do dia. Lamentavelmente, em relação o trecho de sua viagem de São João do Piauí até a BR 135, via Canto do Buriti e Eliseu Martins, nossas informações são de que está tudo certo, mas não são muito atuais. Mas você deve saber mais do que nós, uma vez que está saindo daí e nós agradeceríamos muito se você se dispusesse a mandar para nós notícias mais atualizadas em relação a esse pedaço da sua viagem, tá?
      Um grande abraço.
      Abreu

  18. Boa Tarde Sr. Abreul,
    Irei viajar de Goiânia à Fortaleza fiz esse seguinte roteiro de paradas para abastecimentos, gostaria que o senhor desse uma olhada se está tudo certo, gostei muito do blog, me ajudou e muito a planejar a viagem.
    Goiania
    Brasilia
    Posto do Rosário
    Barreiras
    Corrente
    Bom Jesus
    Canto do Buriti
    Floriano
    Terezina
    Sobral
    Fortaleza

    1. Olá, Pablo. Bem-vindo ao nosso blog. Pelos nossos padrões de exigência, sempre preocupados com o conforto e a segurança das famílias nessas estradas do Brasil, o seu “Plano de voo” está correto, seria exatamente o que nossa família faria se fôssemos viajar hoje para Fortaleza. Pé na tábua, faça uma excelente viagem e dê notícias, OK?
      Um grande abraço.
      Abreu

  19. Bom dia, senhor Abreu. Dia 28 partirei, eu e minha namorada, de Brasília rumo à Fortaleza, pela rota Brasilia-Teresina-Fortaleza. Vamos em um valente VW Polo TSI, nosso fiel companheiro, que com os seus 128 cavalos, muito bem treinados diga-se de passagem, nos levará com segurança ao Nordeste. Muito obrigado pelas dicas veiculadas aqui e no manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras, são muito valiosas. Grande abraço!!!

    1. Olá, Durval. Bem-vindo ao nosso blog. Você nos deu uma alegria muito grande, ao vir aqui apenas para “bater o ponto”, porque já havia feito o “dever de casa”e lido tudo o que havíamos preparado para você e tantas outras famílias que nos visitam.E muito obrigado por suas palavras de estímulo ao nosso trabalho. Dê notícias quando do retorno, tá, Durval?
      Um grande abraço.
      Abreu

      1. Olá, senhor Abreu. Cheguei hoje em Brasília. As estradas estavam em perfeitas condições. Muito obrigado pelas. Fiz uma excelente viajem.

        1. Olá, Durval. Bem-vindo de volta. Que bom que deu tudo certo e vocês voltaram em paz e segurança, e parabéns ao VW Polo TSI, que não decepcionou. Muitíssimo obrigado pela disposição de voltar aqui e dar o seu relato sobre a viagem, com informações atualizadíssimas sobre a rota Brasília-Teresina-Fortaleza. Gostaríamos muito de que mais pessoas que passam por aqui tivessem essa atitude e ajudassem outras famílias a planejar suas viagens com relatos como o seu. Até sua próxima viagem.
          Um abração.
          Abreu

      1. Olá, Daniela. Bem-vinda ao nosso blog. Estamos respondendo porque dificilmente o Durval vai ver seu comentário e respondê-lo. Ele saiu de Brasília no dia 28.12.2019 e retornou à Capital Federal no dia 12.01.2020, oportunidade em que postou o seu relato de viagem, informando que as estradas estavam em bom estado e tudo tinha dado certo. A rota que ele utilizou foi a que recomendamos aqui, ou seja, Brasília-Formosa-Luís Eduardo Magalhães-Barreiras-Corrente-Gilbués-Bom Jesus-Floriano-Teresina-Piripiri-Tianguá-Sobral-Caucaia-Fortaleza. Esperamos ter ajudado você. Se restarem dúvidas, Daniela, retorne: será um prazer ajudá-la a ir e voltar em paz e segurança.
        Um grande abraço.
        Abreu

  20. Bom dia Sr. Abreu!
    Já começo agradecendo pelas dicas preciosissimas que obtive aqui no seu blog para uma viagem de Brasília a Fortaleza, via Bom Jesus e Floriano-PI, que fiz em julho de 2017 com a minha esposa e dois filhos adolescentes.
    Pois bem, vou repetir essa viagem agora em dezembro e gostaria de saber informações atualizadas sobre condições das rodovias, sugestão de abastecimentos, paradas para almoço e pernoites.
    Gostaria de saber também se permanece mais vantajosa essa rota pelo Piauí, em vez de passar poela rota da Bahia e Pernambuco (Seabra, Ruy Barbosa, Capim Grosso, Petrolina, Salgueiro…).
    Nós que gostamos de botar o carro na estrada sabemos o quanto é importante esse serviço que o senhor realiza aqui.
    Forte abraço!

    1. Em tempo, na rota pelo Piauí, seria uma boa alternativa passar por Picos e pegar a BR 020? Fica 100 km mais perto e livra do grande fluxo de carros nas proximidades de Teresina. O que poderia dizer quanto à essa opção?
      Desde já agradeço pela atenção e cuidado!
      Abraço!

      1. Olá, Nil. Bem-vindo ao nosso blog e obrigado por suas palavras de estímulo ao nosso trabalho. Não há mudanças em nossas recomendações constantes do post. A rota é aquela por Bom Jesus-Floriano-Teresina-Sobral-Fortaleza. A alternativa por Seabra, Ruy Barbosa, Capim Grosso, Senhor do Bonfim e Picos continua com nossa bandeira vermelha, dada a presença de traficantes de drogas na região, onde se encontra o chamado “Polígono da Maconha”. A ocorrência de crimes bárbaros ali é rotineira e preferimos encaminhar as família que nos procuram pela rota mais longa, mas mais segura. Além disso, o trecho Luís Eduardo Magalhães-Barreiras-Ibotirama-Seabra tem apresentado uma movimentação incomum de caminhões, o que tem retardado muito a viagem, particularmente na subida da Chapada Diamantina. Temos registrado atrasos de até cinco horas naquela região. Recentemente tivemos por aqui uma família que nos pediu uma orientação detalhada para a viagem Teresina-Brasília. Fizemos então o roteiro para ela, tal como solicitado, definindo as locais de pernoite abastecimento. Embora o roteiro dela é de Teresina para Brasília, achamos que seria interessante você dar uma lidinha lá, tá? Ela se chama Giselly, nos abordou no dia 07.12.2019 e trocamos informações ao longo do dia 08.12.2019, aqui mesmo no post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”. Se restarem dúvidas, Nil, retorne: será um prazer ajudá-lo a ir e voltar em paz e segurança.
        Um grande abraço.
        Abreu

  21. Bom dia! Sr Abreu eu pretendo viajar, c meu filho de um ano e quatro meses, de Teresina para Brasília esse mês de dezembro. Devido a tantos conselhos valiosos passados pelo senhor aqui, lhe peço gentilmente q me oriente sobre horários, paradas p abastecer, onde pernoitar e o que evitar. Desde ja lhe agradeço.

    1. Olá, Giselly. Bem-vinda ao nosso blog e obrigado pelo cafuné que você faz no nosso trabalho, com suas palavras carinhosas. Sua viagem de Teresina a Brasília(DF) tem um total de 1.738 km. Como você viajará com seu filho de um ano e quatro meses, o ideal seria dividir a viagem em duas jornadas, de modo que nenhuma das duas tenha mais de 900 km, que é o limite mais adequado para uma criança dessa idade viajar sem se estressar. Assim, nossa recomendação é que você saia de Teresina ao nascer do sol e pernoite em Corrente(PI), após rodar 882 km. Corrente tem uma boa rede hoteleira, com preços que cabem em bolsos de diversos tamanhos. O sol está nascendo às 05h30min neste mês aí em Teresina. Assim, se você sair ao nascer do sol, como recomendamos, você chegará a Corrente por volta das 15 horas, com aquele tempinho de dar uma volta na cidade, bater umas fotos, jantar e dormir cedo. No dia seguinte, como os hotéis começam a servir o café da manhã às 06h, possivelmente você conseguirá sair por volta das 06h30min. Por volta das 09h30min da manhã, você deverá estar passando por Barreiras e, às 10h30 min, por Luís Eduardo Magalhães. Pare para abastecer nas duas cidades. Lamentavelmente, em ambas as cidades, os postos que recomendamos (BR, Petrobrás) ficam do lado contrário de sua viagem, ou seja, do seu lado esquerdo. Mas não deixe de fazer isso: você nunca deve deixar o seu tanque ficar abaixo da metade, tá, Giselly? O abastecimento de novo em Luís Eduardo é importante, porque você vai transitar depois de LEM por uma área de 200 km praticamente sem tráfego, com baixo número de veículos, o que vai permitir a você a andar um pouco mais rápido e, portanto, gastar mais combustível. Ao final desse trecho, você chegará ao Posto Rosário, na divisa da Bahia com GO, um lugar muito bom para dar uma parada, fazer um lanche ou até um almoço, ir ao banheiro (são limpíssimos). Nesse local, sinal de celular é só da Vivo e em certas posições: se você se move dois ou três passos, o sinal acaba. Nessas alturas, Giselly, já serão por volta de 13 horas e você está a cerca de 300 km da Capital Federal. Abasteça lá e siga direto para Brasília onde você chegará por volta das 17 horas. Giselly, você, chegou até nós pelo post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”, que está publicado em nosso endereço http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”, onde estão publicados outros posts sobre viagens rodoviárias pelo Brasil. Entre esses, gostaríamos que você desse uma olhada no “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”, onde publicamos uma série de informações de natureza prática, para motoristas sem muita experiência ou que viajem em companhia de mulheres, crianças e idosos. Não deixe de dar uma olhadinha lá, tá, Giselly. Se restarem dúvidas, retorne: será um prazer ajudá-la a vir e voltar em paz e segurança com o seu filhinho.
      Um grande abraço.
      Abreu

      1. Sr Abreu, até corrente devo parar em quais cidades p abastecer? Eu li o manual de sobrevivência e gostei muito. É muito útil

        1. Olá, Giselly. Bem-vinda de volta. Lá no Manual, nós insistimos em alguns pontos, como não viajar à noite nem deixar o tanque ficar abaixo da metade. Normalmente, os carros brasileiros médios têm tanques de 50 litros de gasolina e fazem aproximadamente 10 km por litro. Com o tanque cheio, comumente rodam-se por volta de 500 km. Assim, para evitar rodar com tanque abaixo do meio, nossas recomendações são no sentido de reabastecer a cada 200 ou 250 km. Analisando aqui o seu roteiro, a nossa sugestão é de que você saia de Teresina totalmente abastecida e faça as paradas para reabastecimento em Floriano (248 km), Canto do Buriti (191 km), Bom Jesus ( 228 km) e, finalmente, em Corrente (241 km). Observe que essas são recomendações gerais e que nós insistimos para que o abastecimento ocorra em posts de marca conhecida, como os postos da Petrobrás (BR), Shell ou Ipiranga. Evite abastecer em posts de marcas desconhecidas ou locais, mesmo que o preço seja menor. E, se você observar, as instalações de apoio (lanchonete, conveniência, banheiros etc) são melhores nas bandeiras conhecidas. Assim, se você estiver se deslocando entre Floriano e Canto do Buriti, depois de rodar mais de 150 km e passar por um posto BR arrumadinho, abasteça lá. A cada parada, Giselly, saia do carro, retire seu filho também, dêem uma caminhada em redor do veículo (esticar as pernas, como diriam nossos avós, ou fazer alongamento, como diz o pessoal fit). E não se esqueça dos protetores de vaso sanitário para você e a criança, se ele for fazer o número 2. E não descuide do veículo, hein, Giselly? Pneus em boas condições e calibrados, revisão mecânica feita, nível do óleo e da água verificados, reservatório do limpador de parabrisas cheio e os itens obrigatórios: triângulo, macaco, placa traseira, chave de roda, carteira do motorista em dia e documento do carro atualizado. É isso, Giselly. Enquanto você tiver dúvidas, retorne sempre e sempre estaremos aqui para ajudá-la. Acompanhando nossas orientações, dificilmente você terá surpresas desagradáveis. Viajar com segurança é uma técnica, como sair do quarto para a sala de visita ou subir para o sótão, como fez o Gugu. O acidente nos espreita sempre. Cabe a nós nos anteciparmos a ele, reduzindo as probabilidades de que ele ocorra. Então, VENHA!! Vai dar tudo certo, OK?
          Um abração.
          Abreu

  22. Olá, quero fazer a viagem de Brasília a Campo Maior – PI . Gostaria de saber se o trajeto ainda está ok, e se tem algumas dicas além do que foi postado pois irá viajar 2 mulheres e 2 crianças. Desde já obrigada, e adorei as informações já postadas.

    1. Olá, Mariana. Bem-vinda ao nosso blog e obrigado pelas referências elogiosas ao nosso trabalho. Nós vivemos disso!!! Está tudo certo em nosso post. Todas as informações estão atualizadas e temos amigos fazendo esse percurso aí continuamente. Quando você chegar lá, mande uma foto do local da Batalha do Jenipapo, para nós, tá? Mariana, você chegou até nós – possivelmente pelo Google – pelo nosso post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”, que está publicado em nosso blog “www.expressaodaliberdade.com.br”, na aba “Rodovias Brasileiras”. Como você está viajando com uma tripulação vulnerável, recomendamos fortemente que você leia nosso post publicado no mesmo endereço e na mesma aba “Rodovias Brasileiras”, com o título de “Manual de sobrevivência em viagem de férias nas rodovias brasileiras”, onde nós disponibilizamos uma série de informações de natureza prática para motoristas que não têm tanta experiência ou que viajem com mulheres, idosos ou crianças. Não deixe de dar uma olhada lá, tá? Se restarem dúvidas, Mariana, não hesite em voltar aqui: será um prazer ajudar você a ir e levar o seu povo em paz e segurança a Valença e voltar da mesma forma.
      Um forte abraço.
      Abreu

      1. Obrigada, mando a foto sim. Só tenho uma dúvida que esqueci de mencionar antes, como vai ser minha primeira viagem de carro como motorista nesse trajeto, queria saber se a sinalização das cidades, do caminho pra chegar até lá esta bom, estou com receio de seguir o GPS e me perder, ou eu posso ir tranquila? Grata.

  23. Olá amigo Abreu, se me permite chamá-lo de amigo…
    Moro em Bauru/SP e estou planejando realizar uma aventura com minha amada em Julho de 2020, quando completo 50 anos. Essa aventura começa saindo de Bauru/SP rumo a Jericoaquara/CE, passando por Aldas Novas/GO, Goiânia/GO, Brasilia/DF, São Raimundo Nonato/PI, Teresina/PI, Piri-Piri/PI, Parnaíba/PI e finalmente Jericoaquara/CE.
    Sei que muitos dirão que é loucura, mas tem algo mais, será a bordo de uma Triumph Tiger 800. Para isso, serão 30 dias entre ida e volta. Pode ser que eu exclua algumas paradas, mas o destino final será mantido.
    Te agradeço profundamente pelas orientações contidas em seu blog, pois só tinha decidido o destino, mas não tinha idéia de por onde começar o planejamento. Estou me preparando fisica e monetáriamente…hehehe. afinal, a gasolina está cara e essa moto consome quase igual a um carro.
    Se por acaso você ou algum visitante do blog tiver alguma orientação ou sugestão, fique a vontade.
    Forte abraço.

    1. Olá, amigo Willian. Bem-vindo ao nosso blog e parabéns pela disposição de fazer essa viagem. Esse tipo de autodesafio rejuvenesce a alma e renova a musculatura do caráter. Daí a necessidade do planejamento – inclusive físico e financeiro – a que você se refere. Temos algumas ideias a trocar com você. O nosso assessor especial para viagens de moto é o meu filho mais novo Dênis, que tem 39 anos. Já pedi a ele para opinar sobre o seu plano. Enquanto isso, vamos acrescentar alguns detalhes sobre o nosso blog. Você chegou até nós pelo post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”, que está publicado em nosso endereço http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”, onde há diversos posts interessantes para quem viaja por terra pelo Brasil, especialmente pelo Nordeste. Entre esses posts, está o “Brasília-Lençóis Maranhenses-Luís Correia-Jericoacoara de MOTO”, um relato dessa viagem que o Dênis fez há exatamente um ano, em novembro de 2018. Acho interessante que você dê uma olhada lá, até para sentir antecipadamente o “espírito” da viagem de moto por aquelas plagas. Como eu redigi o texto enquanto ele viajava, procurei ser o mais detalhado e didático possível. Claro que a rota é outra (com poucas superposições), mas a visão geral é compartilhável com o seu projeto. Depois da leitura, gostaríamos que você retornasse aqui, para tirarmos algumas dúvidas. Por exemplo, esse roteiro foi orientado pela vontade de conhecer pontos turísticos, visitar amigos ou familiares? Alguma razão para ir a Goiânia, se de Caldas Novas existem alternativas rápidas para chegar a Brasília? E São Raimundo Nonato? Quanto ao restante do roteiro, não teríamos mais questões, a não ser pontuais, que apresentaremos a você oportunamente. No título do post sobre a viagem de moto do Dênis, onde colocamos “Luís Correia”, a distância para Parnaíba é de 12 km. Aguardaremos notícias suas.
      Um grande abraço.
      Abreu

  24. Olá Abreu, tudo bem? Muito bom ter encontrado sua página.
    Atualmente moro em Uberaba-MG, e estou mudando para Fortaleza. Porém, terei que ir de carro, pois tenho dois cachorros que a raça teria dificuldades em ir de avião (Pug). Partirei de Uberaba no dia 02/01/2020, no entanto, só poderei sair daqui ao meio-dia, o que estou planejando em pernoitar em Brasília, e no dia seguinte, cedinho partir seguindo as dicas aqui presentes (excelentes, por sinal). Confesso que após ler sua postagem e os comentários aqui publicados me deu um pouco mais de tranquilidade, pois estava bem apreensivo, pois trata-se da minha primeira viagem de carro para tão distante. Você teria alguma dica em especial para quem vai viajar em 2 pessoas e 2 cães?
    Desde já, muito obrigado!

    1. Olá, Wilker. Bem-vindo ao nosso blog e obrigado por suas palavras de carinho em relação ao nosso trabalho. As informações constantes do nosso post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro” encontram-se atualizadas, com exceção da vantagem de uma hora que ganhávamos quando saíamos do Estado de Goiás para o Nordeste, por causa do horário de Verão, uma vez que esse horário especial foi extinto em 2019. Mas sempre é possível pernoitar-se em Bom Jesus(PI) no primeiro dia (1.075 km) e em Sobral(CE) no segundo (1.011 km). Como você está viajando com dois cães, além de mais um adulto, talvez valesse você repensar a distribuição das jornadas. Por exemplo, você poderia pernoitar em Corrente(PI), no primeiro dia (836 km) e em Piripiri(PI), no segundo dia (1.038 km). Na reta Piripiri para Fortaleza, no terceiro dia (para quem sai de Brasília – não é o seu caso porque você vem de Uberaba, o que significa o quarto dia de viagem) a distância a percorrer seria de 439 km, em vez dos 244 km originais com pernoite em Sobral. Wilker, você chegou até nós – possivelmente pelo Google – por meio do nosso post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”, que se encontra publicado aqui em nosso endereço http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”, onde, além de outros posts sobre viagens de carro pelo Brasil, há um que gostaríamos de que você lesse: é o “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”, onde disponibilizamos uma série de informações úteis para motoristas sem muita experiência ou que viajem em companhia de mulheres, idosos ou crianças. Não deixe de dar uma olhadinha lá, OK? Se restarem dúvidas, Wilker, retorne: será um prazer ajudá-lo a fazer sua viagem de mudança em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu

  25. Muito boa esta experiência.
    Irei em dezembro de Brásilia a Jeri
    Estás dicas serão otimas pra nós que não conhecemos.
    Vou visitar o site. Valeu .Suely

        1. Suely, só agora no seu retorno final, percebemos que deixamos de mencionar uma coisa importante: aqui mesmo em nosso blog temos uma viagem muito interessante para você, feita por Dênis Abreu, o meu filho mais novo e descrita por nós, no post chamado “Brasília-Lençóis Maranhenses-Luís Correia-Jericoacoara de moto”. Apesar de ser uma viagem de moto, feita em novembro de 2018, você encontrará um bocado de informações sobre o que fazer e, principalmente, o que não fazer, tudo com muitas fotos e vídeos. Nossa recomendação para sua viagem é a rota que está descrita no blog, ou seja, Brasília-Teresina-Fortaleza de carro, mas a viagem dele coincide em muito com a rota que recomendamos. Não deixe de dar uma olhadinha, lá, OK? Tudo aqui, no http://www.expressaodaliberdade.com.br, aba “Rodovias Brasileiras”.
          Um abração.
          Abreu

  26. Prezado Abreu
    Parabéns por compartilhar conosco suas experiências rodoviárias.
    Pretendo fazer uma viagem com minha esposa e dois filhos (11 e 9 anos) para Costa do Sauipe e depois Morro de São Paulo. Estou programando para o início de julho (uns 13 dias de viagem). Será minha primeira viagem de carro para o Nordeste.
    O que vc me sugere? Quero parar para descansar, onde vc me aconselha?

    1. Olá, Ricardo. Bem-vindo ao blog e obrigado por suas palavras de estímulo ao nosso trabalho. Ricardo, você chegou até nós pelo post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”, que está publicado em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”. Nossas estatísticas informam que 81% das pessoas chegam até aqui pelo Google, 11% pelo Safari e o restante por outros navegadores. Nesses dois navegadores maiores, o leitor é levado ao nosso site diretamente para o post que ele buscou. Mas temos lá, na aba “Rodovias Brasileiras” uma vasta gama de outros posts, que orientam viagens de carro para diversas áreas do Brasil a partir de Brasília. Assim, se você entrar em nosso endereço http://www.expressaodaliberdade.com.br, clicar na aba “Rodovias Brasileiras”, que está no alto da página junto com outras abas, você acessará uma lista de posts. Entre eles, estão o “Brasília-Salvador-Natal de carro”, que levará você com o máximo de segurança e conforto a Sauipe, o “Brasília-Salvador de carro”, que orienta a viagem para a capital baiana, e até o “Brasília-Morro de São Paulo e Guaibim de carro”, que pega você pela mão e o leva até Morro de São Paulo. Outro problema que temos aqui é que, após acessar o post e registrar o comentário, como você fez, algumas pessoas se esquecem de como retornar lá. Por isso, temos o cuidado de, ao responder os comentários diretamente aqui no post citado, respondemos também o e-mail que você nos informou ao mandar o comentário, para orientar como encontrar de novo o post do seu interesse, no qual se encontra nossa resposta. Então, Ricardo, dê uma olhada nesses posts que mencionamos, leia também os comentários de outros visitantes e nossas respostas (há muita coisa interessante neles) e planeje sua viagem a Sauipe e Morro de São Paulo. Se restarem dúvidas, não hesite em retornar aqui: será um prazer ajudá-lo a ir e voltar em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu

    1. Olá, Vander. Bem-vindo de volta e mostrando um caminho novo para todos nós. Já marcamos aqui o site “cidadeverde” como Favorito do blog. Informações preciosíssimas e atuais. Obrigado, Vander, e dê notícias sempre, OK?
      Um abração.
      Abreu

  27. Boa tarde Abreu,

    Tudo bem?

    Parabéns pelo blog! Dificilmente se encontra algum tipo de relato com tantas informações e detalhes. Baseado na suas informações, pela primeira vez, se Deus quiser, sairei de Brasília com destino à Fortaleza no próximo mês.
    Esta não é a minha primeira viagem, estrada à fora…a novidade é que seguirei desta vez, pela BR 020 , Piauí acima rsrsrs
    Em outras oportunidades, percorri os quase 2.400 Km rumo à Fortaleza, seguindo por Correntina, Bom Jesus, Seabra…e por aí vai. Normalmente em 1 dia e meio de viagem com um parada para dormir, por volta das 19h. Sempre concilio meu horário de partida com meu horário para pernoite, tomando como base a quilometragem pretendida, juntamente com os lugares certos para descanso.
    Seu material me deu um norte, justamente por conter informações valiosas a respeito das condições das vias e os melhores lugares para abastecimento. Por que essa era minha preocupação inicial, as condições das estradas, justamente por ser a primeira vez que percorrerei tal “caminho.”
    Mais uma vez obrigado!

    Um abraço amigo…

    1. Olá, Marcos. Bem-vindo ao blog e obrigado pela força que suas carinhosas palavras dão ao nosso trabalho. Acho que você já tem experiência sobre como rodar pelas estradas dessa região. A própria decisão de não viajar à noite é características dos velhos lobos rodoviários que passam por aqui. Decididamente, fazer qualquer viagem nessa parte do Brasil de uma única vez, viajando direto, inclusive à noite, é coisa para motoristas inexperientes ou para a rapaziada jovem, alegre e meio louca e que morre tão fácil nessas aventuras! Você chegou até nós, Marcos, pelo post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”, publicado em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, onde também se encontram outros posts que podem ser do seu interesse, como o “Brasília-Salvador-Natal de carro”, “Brasília-Lençóis Maranhenses-Luís Correia-Jericoacoara DE MOTO” e, especialmente, o “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”.Dê uma olhada neles, OK? Se restarem dúvidas, Marcos, retorne: será um prazer ajudá-lo a ir e voltar em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu

  28. Gostaria de saber qual melhor opção de trajeto de Brasília para Fortaleza, qual a melhor, ir via Teresina ou via Picos ( até Floriano igual, depois Oeiras, Picos, Taua, Boa Viagem, Canindé e Fortalez)

    1. Olá, Adriano. Bem-vindo ao blog. A rota para Fortaleza por Teresina tem 2.535 km e por Picos tem 2.422, ou seja, 113 km a menos. A rota por Teresina tem estradas em boas condições (embora com trechos sem acostamento ou com acostamento muito rebaixado – degrau), e tem muita coisa interessante para conhecer. Por exemplo, 84 km depois de Teresina está a cidade Campo Maior, onde você passa pelo campo onde ocorreu a Batalha do Jenipapo, uma das mais sangrentas e decisivas batalhas pela Independência do Brasil. Embora a maioria dos brasileiros nunca tenha ouvido falar (mesmo muitos piauienses), ali se decidiu, em 13.3.1823 o destino do Brasil livre de Portugal – e não às margens do Ipiranga. 83 km após Campo Maior, você chega a Piripiri, município que abriga o fantástico Parque Nacional de Sete Cidades, uma das coisas mais surpreendentes que já vi em meus 40 anos de andanças rodoviárias por nosso país. Trata-se de uma concentração de montanhas desgastadas pela erosão, que dão a aparência de diversas cidades espalhadas pela área. Mas o que torna o parque diferenciado são diversos hectares de florestas…petrificadas. Olhando de longe, as pessoas pensam tratar-se de florestas queimadas, das quais só restaram os troncos enegrecidos. Ao chegar perto, porém, descobre-se que as árvores são feitas de pedra, são fósseis inteiros de árvores enormes, que viraram pedras antes de apodrecerem. É emocionante. 114 km depois de Piripiri está Tianguá, às margens do Parque Nacional de Ubajara, onde se encontra a famosa Gruta de Ubajara, que fica entre a planície e o alto da Serra da Ibiapaba, ou seja, no meio do paredão da montanha. Para se ir à gruta, usa-se um bondinho, que deixa você na porta da caverna de entrada da gruta. 322 km após Tianguá, você chegará a Fortaleza. Quanto à rota por Picos, embora seja 113 km mais curta, não há nada de especial para ver, o calor é infernal, precariíssima estrutura de apoio e, em alguns trechos – como entre Tauá e Picos – a estrada está muuuito ruim. Estou preparando um post sobre essa rota a partir de uma viagem que meu filho mais novo fez agora em outubro e da qual ele voltou no sábado 03.11.2018. A viagem foi de moto. E ele sofreu tal desidratação nesse trecho, que teve de pedir socorro numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde tomou alguns litros de soro por via oral. Ele ainda não revisou o texto e a ordem das fotos (até porque já saiu daqui hoje, de moto, com destino a Santo Cristo, no Rio Grande do Sul, onde há um encontro nacional de motociclistas. Acabou de mandar um Zap dizendo que chegou a São José do Rio Preto (SP), onde vai pernoitar. Mesmo assim, acho que vou publicar o post da viagem dele do jeito que está. Se puder, dê uma olhada lá. Devo publicá-lo dentro de uns 10 ou 20 minutos e o post se chama “Brasília-Lençóis Maranhenses-Luís Correia-Jericoacoara de MOTO” e está publicado aqui mesmo no blog, na mesma aba “Rodovias Brasileiras”, onde você encontrou o post Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”. Na mesma aba, encontra-se também o nosso post “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”, que traz muitas dicas e informações do interesse de motoristas sem muita experiência, bem como de quem viaja com mulheres, crianças e idosos. Dê uma olhadinha lá, OK? Era o que tínhamos a lhe dizer, Adriano. Se ainda restarem dúvidas, retorne: será um prazer ajudá-lo a ir e voltar em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu
      P.S: não sou piauiense nem cearense – sou mineiro.

      1. Muito obrigado Sr Abreu, vou seguir suas orientações e seguir por Teresina, vou dá uma lida no post da viagem de seu filho, um abraço!!!

      2. Não achei ” “Brasília-Lençóis Maranhenses-Luís Correia-Jericoacoara de MOTO”

      3. Desculpe estar incomodando mas fiquei com algumas dúvidas:
        Que horas devo sair de Brasília (Águas Claras) (1º dia) e de Bom Jesus (no 2º dia), mantendo uma velocidade de no máximo 120 km/h, para que eu possa chegar em Bom Jesus e Sobral respectivamente, antes de escurecer, pois dividi minha viagem em 3 dias, o primeiro até Bom Jesus, o segundo até Sobral e o último o restante até Fortaleza.
        Programei meus abastecimentos no 1º dia (Rosario, Barreiras e Bom Jesus) + 30min almoço
        Programei meus abastecimentos no 2º dia (Floriano, Piripiri e Sobral) + 30 min almoço

        Obs Sairei no dia 10 Dez 18.

        1. Olá, Adriano. Bem-vindo de volta. Primeiramente, muito obrigado por seu comentário postado hoje às 09h26, no qual você registra que não encontrou o post “Brasília-Lençóis Maranhenses-Luís Correia-Jericoacoara de MOTO”, em que narramos a aventura do meu filho Dênis, concluída há cerca de 10 dias. Também pudera você não encontrar o post: eu o havia publicado na aba “Miscelânea” deste blog, onde tratamos de um monte de coisas diversificadas. Diante do seu aviso, retornei à edição e recoloquei o post no lugar certo, ou seja, na aba “Rodovias Brasileiras”. Mais uma vez, obrigado. Quanto ao seu “plano de voo” para Fortaleza, nós gostamos muito. Está equilibrado, seguro e tem tudo para dar tudo certo. No primeiro dia, você deverá estar no Colorado (km 1 da BR 020) ao nascer do sol. No dia 10 de dezembro, o sol deve nascer às 06h33min. Como já será período de férias escolares, acredito que você poderá sair de Águas Claras por volta de 06h00. O fato de você ter reservado a maior jornada (1.177 km entre Brasília e Bom Jesus) para o primeiro dia foi sábio, porque é o dia em que você ganhará uma hora ao entrar no Nordeste(Posto Rosário), onde não há horário de Verão e você rodará mais 100 km ainda de dia. Os 1.090 km do segundo dia até Sobral também estão corretos, porque não há mais a vantagem do horário de Verão. E a reta final para Fortaleza está excelente (225 km), com todo mundo chegando ao mar descansado e bem cedo ainda, por volta de nove horas da manhã. Em qualquer dos casos, não saia antes do nascer do sol, pois isso significa viajar no escuro, com todo o risco dos jumentos, cabras, bois e motoristas de caminhão sonolentos ou turbinados com rebite soltos pela estrada. Assim, acorde cedo, tome o café da manhã do hotel e pé na estrada. Finalmente, seria interessante que você revisse a logística de abastecimentos. Nossas recomendações são no sentido de nunca deixarmos o tanque ficar abaixo da metade. Isso porque, nessa região não é difícil encontrarmos postos sem gasolina, ou postos com bandeiras desconhecidas, ou que falte luz e a bomba não funciona, ou que a maquininha de cartão não esteja funcionando. Assim, insistimos muito em que o abastecimento se faça a cada 200 km, no máximo a cada 250. Você está prevendo, por exemplo, abastecer em Barreiras e em Bom Jesus. A distância entre as duas cidades é de exatos 500 km. Poucos tanques têm autonomia para cobrir essa distância. Assim, repense a possibilidade de reabastecer em Formosa do Rio Preto, ou Gilbués (ou nas duas). Reveja também o intervalo entre Floriano e Piripiri: 400 km é muito chão. Inclua, por exemplo, Teresina como ponto de abastecimento.E não pense que nos incomoda, Adriano: para nós é um prazer ajudar famílias brasileiras irem e voltarem tranquilas de suas férias.
          Um abração.
          Abreu

          1. Sr Abreu muito obrigado pelas dicas, vou segui-las ao pé da letra, só mais uma dúvida: no google maps ele manda agente pegar a direita logo depois de Chapadinha Sul em direção ao Rodoanel de Teresina, é isso mesmo ou devemos seguir reto por dentro de Teresina? um forte abraço!!!

          2. Sr Abreu decidi ir de Brasília para Jeriquaquara, será que devo parar em Bom Jesus ou um pouco mais a frente, logo que desejo chegar a Jeriquaquara no final do outro dia ( antes de anoitecer é claro)

          3. Olá, Adriano. Gostamos muito da sua presença aqui no blog. Isso significa que você quer planejar tudo muito bem, meticulosamente, para reduzir ao mínimo a margem de erros. Mas nós sabemos também que você faz isso porque, como todo velho lobo rodoviário, você sabe que planejar as férias é uma forma de começar a sair de férias antes da partida. Ou seja, o planejamento é uma parte das férias, porque é feito já com o “espírito de férias”. Mas é isso mesmo: temos recomendado o pernoite em Bom Jesus pelo fato de que a cidade tem uma boa estrutura hoteleira e, apesar de a distância de 1.187 km parecer puxada, o ganho de uma hora ao entrar no Nordeste, pela ausência de horário de Verão lá, dão condições de chegar ainda de dia a Bom Jesus, também ajudadas pelo baixo tráfego ao longo do percurso, principalmente no trecho Rosário-Luís Eduardo Magalhães, onde dá para se desenvolver uma boa velocidade, uma vez que a estrada ali é reta, plana e com visibilidade de 20 km à frente. Quanto à sua dúvida anterior, que, por alguma razão, me passou despercebida, nossa orientação é pegar a direita e não entrar em Teresina. Ou seja, você virá de Floriano pela BR 316, passará por Demerval Lobão e por Chapadinha do Sul. Marque 37 km a partir de Demerval Lobão: ao final da contagem você estará no trevo que faz o cruzamento da BR 316 (onde você estará) com a BR 226/BR 343 (para onde você irá). No trevo, deixe a BR 316 e pegue a BR 226/BR 343 à sua direita e siga para Campo Maior, Piripiri e Tianguá. A BR 316 e a BR 343, nesse trecho, são a mesma estrada (é comum essa superposição de rodovias com números diferentes nas BR). A partir de Tianguá, você tem duas alternativas para chegar a Jeri: a CE 187, para Viçosa do Ceará, General Tibúrcio, CE 364, Granja, Parazinho e Jijoca do Jericoacoara, ou seguir em frente para Sobral e, lá, pegar a CE 178 para Santana do Acaraú, Morrinhos, Marco, Bela Cruz, Cruz e Jijoca do Jericoacoara. Não se esqueça da experiência do meu filho no post “Brasília-Lençóis Maranhenses-Luís Correia-Jericoacoara de MOTO”, publicado aqui no blog: a jogada é ficar em Jijoca do Jericoacoara e ir para Jericoacoara DE VAN. A travessia é em terreno arenoso e exige veículos de tração nas quatro rodas (4 x 4). Adriano, volte sempre que necessário enquanto durar o planejamento.
            Um abração.
            Abreu

      4. b dia…fiz a viagem de ubajara/ce para Brasilia/DF em 28/12/2018. sai de ubajara fui para teresina…de teresina sai as duas da manha e fui chegar em luiz eduardo magalhaes as 18h de sexta…dormir no hotel solar rios de pedras pagamos 199,00 tres pessoas num quarto com cafe. Minha rota foi …teresina para Floriano…de floriano para manoel emidio para chegar em Col. do Gurguéia (fomos por essa rota que foi tranquilo) no geral apareceu um e outro buraco em td rota que fiz só peguei um buraco kkk;… pq de floriano muitas pessoas pegam a outra opção que é ir por Itaueiras – Canto do Buriti – Eliseu Martins para chegar em Col. do Gurguéia…de Col. do Gurguéia para Bom Jesus – Corrente – Barreiras – Luiz Eduardo Magalhães …é bom a partir daqui abastecer pq vc pega um trecho bem longo descendo pela 020 – chegamos em sobradinho as 15h no sábado. Resumo: Fiesta 1,6 tanque de 45 litros – Umas 27 horas, Gastei 802 reais e rodei 1902 km pq rodei dentro de umas cidades e sobrou combustivel… eu já tinha feito essa rota em janeiro de 2018…ida e volta tinha gastado 1.400,00.

        1. Olá, Alan. Bem-vindo ao blog e obrigado pelo relato detalhado de sua viagem de Ubajara para Brasília. Para nós é importantíssimo que as pessoas façam o que você fez, porque isso nos permite ter um conjunto de informações atualizadíssimo sobre as rodovias brasileiras, especialmente as do Nordeste. Também informações sobre custos, como hospedagem e combustível, são de grande valor para quem está planejando sua viagem e não ganhou a Mega Sena da Virada. Por tudo isso, fica aqui o nosso agradecimento por você se dispor a registrar sua experiência e compartilhá-la com todos nós.
          Um grande abraço.
          Abreu

  29. Prezado Abreu,

    Estou planejando viagem nas férias de fim de ano para Teresina, saindo de Brasília. Somos uma família de 2 adultos e 2 crianças (10 e 11 anos). Será nossa primeira viagem longa no Brasil de carro. As outras foram curtas: Brasília e arredores, cidades históricas de Minas. As longas aconteceram fora do Brasil. Em busca de informações, acabei descobrindo este blogue que estou devorando como um lobo. Gostei demais das dicas de seguranças (principalmente as higiênicas e perigos na estrada) e da rota comentada Brasília-Teresina. No entanto, gostaria de receber algumas recomendações: a) que horas sair de Brasília; b) onde fazer o primeiro pernoite com segurança; c) que horas sair depois do primeiro pernoite; e d) alguma parada ou esticada para visitação no itinerário que valha à pena . Muito obrigado e parabéns pelo blogue.

    1. Olá, Carlos. Bem-vindo ao blog. Obrigado por suas carinhosas palavras: elas são um enorme estímulo para continuarmos fazendo o nosso trabalho. Sua viagem de Brasília-Teresina compreende 1.680 km. Dividida em duas etapas, fica parecida com sua viagem a cidades históricas de Minas. Poderão ser 840 km no primeiro dia e 840 no segundo, aproximadamente. Se vocês estivessem com dois bebês ou dois idosos, essa seria nossa recomendação. Mas, há outras possibilidades. Veja, por exemplo, que, quando você sair de Brasília, nós aqui estaremos no horário de Verão. Ao atravessar a divisa GO/BA após o Posto Rosário, logo adiante da entrada de Posse(GO), o seu relógio vai ter de ser atrasado em uma hora. Por exemplo, se estiver marcando 10 horas (hora de Brasília), terá de voltar para as 09h00. Isso significa que sua viagem ganha uma hora a mais. Toque o barco. Quando você se aproximar de Corrente(PI), que está a 839 km de Brasília, avalie. Você pode pernoitar em Corrente. Mas se estiver muito cedo, digamos 03h da tarde, você pode chegar a Bom Jesus, 240 km à frente, a depender das condições das crianças e de sua esposa. Se conseguir isso, a jornada do segundo dia será 600 km até Teresina, onde você chegará por volta do meio-dia. Se a noite estiver mais próxima, digamos, 16 ou 16h30min, melhor ficar em Corrente e, no dia seguinte, rodar mais 840 km e chegar a Teresina por volta das 14h. Agora, para ajudar você a decidir, conto-lhe minha experiência de fazer esses estradões com filhos pequenos e, às vezes, com minha esposa grávida. Para esse povo, se não houver um pernoite em um polo turístico, onde haja alguma diversão, o primeiro dia é só cansaço. E nesse trajeto que estamos recomendando, não há nada que justifique uma parada técnica para visita turística: é só estrada. E, nesses casos, sempre optei por fazer o primeiro dia o menos cansativo. No segundo dia, mesmo que a distância seja a mesma, como neste caso, a expectativa de chegar ao destino, de ver o vovô, a vovó, os primos ou mesmo o mar(em alguns casos) permitem à sua “tripulaçâo” ficar mais motivada e animada. E jornada parecerá mais curta! Finalmente a hora da partida: esteja ao nascer do sol(por volta de 06h30 (Horário de Verão) no Colorado, km 0 da BR 020. Se restarem dúvidas, Carlos, retorne: será um prazer ajudar você levar e trazer sua família em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu

      1. Prezado Abreu, muito obrigado pelas dicas super úteis, que vamos usar com certeza. Estamos cada vez mais animados para fazer a jornada. Descobrimos que perto de Bom Jesus (PI), na cidade de Cristino Castro (PI) há muitos poços jorrantes, piscinas de águas minerais e algumas termas. Os hotéis e pousadas da cidade oferecem esses atrativos, então pode ser uma dica para o pernoite e aí deixar a galera motivada.

        Devemos ir para Chapada Diamantina (BA) num próximo feriado prolongado. Será uma espécie de pré aquecimento para a grande viagem para o Piauí. Obrigado mais um vez e um grande abraço.

        1. Oi, Carlos. Opa: você descobriu uma mina de ouro. Vamos estudar isso e incluir na rota. Afinal, poços jorrantes e água morna depois de 1.200 km de viagem é tudo de bom!Uma grande ideia, Carlos!
          Um abração.
          Abreu

          1. Boa noite, Abreu! Partimos para o Piauí no dia 18/12 e voltamos no dia 04/01/2019, exatamente como planejamos. Rodamos 4900 km , porque esticamos o passeio para o litoral piauiense: Parnaíba, Ilha Grande, Luiz Correia, Coqueiro e Barra Grande. E ficamos com gostinho de quero-mais. Seguimos o roteiro sugerido, com primeira parada em Cristino Castro (PI), onde as crianças se divertiram nas piscinas de um hotel muito bom na BR 135. No segundo dia partimos para Floriano, mas seguimos pela BR 135 em direção às cidades de Bertolínia e Jerumenha, porque a rodovia estava menos movimentada e queríamos conhecer aqueles lados. Apesar de uma paisagem encantadora e boa parte da pista em estado bom, não havia estrutura de apoio: postos de gasolina, borracharias, banheiros. Ademais, parte da estrada perto de Jerumenha tinha alguns buracos pequenos. A chegada a Teresina está bem melhor: da BR 316 pode se alcançar a BR 343 por um novo, excelente e cênico anel rodoviário (PI 368). A volta para Brasília foi por Itaueira e Canto do Buriti, com parada para dormir em Formosa do Rio Preto (BA). Fiz um itinerário de bordo, com fotos e anotações, os quais preciso colocar ainda em ordem. No entanto, registro o seguinte como conclusão: estradas do DF até o PI estão seguras, em bom estado com melhor qualidade de asfalto; motoristas mais responsáveis, zero acidente grave; mais postos de apoio com melhor infra-instrutura; muita gente viajando com famílias ou grupos de amigos. Numa paradinha para cafezinho em Eliseu Martins (PI), na volta para Brasília, as placas dos carros estacionados davam o tom da diversidade dos viajantes: PI, DF, RS, SC, MT, GO, SP, RJ, MT, RN. Muito obrigado pelas dicas que nos proporcionaram uma das melhores viagens de nossas vidas e uma aventura inesquecível pelas estradas do DF, GO, BA e PI. Feliz 2019!

  30. Boa noite.
    Primeiramente quero agradecer o site pelas recomendações no ano passado. A minha viagem de moto saindo de Brasília e passando por Picos-PI e posteriormente Natal-RN foi sensacional. Sem nenhum susto e a melhor viagem da minha vida.

    Quero saber se existe algum grupo no wattsapp sobre estradas e dicas ?

    Grato.

    1. Olá, Davi. Bem-vindo de volta. Que bom que deu tudo certo. E nós também agradecemos a você por ter a disposição de voltar aqui e dar informações sobre sua viagem, principalmente confirmando o estado de conservação e a segurança da rota. Quanto a grupos de WhatsApp sobre estradas, eu desconheço e é natural: WhatsApp é uma ferramenta muito rápida e dinâmica, que só se sustenta se as pessoas estiverem permanentemente postando e respondendo. No caso das viagens de férias, as pessoas só se lembram do tema anualmente, quando chega o momento do merecido descanso. E como as férias se concentram nos períodos de férias escolares, no resto do período um grupo dessa natureza ficaria às moscas. Noto que algumas pessoas preferem usar a câmara GoPro, gravarem suas viagens de férias e, depois, postarem no Youtube. Como sou absolutamente ignorante nessas questões de Youtube, Facebook e Instagram (por opção: sou aposentado e essas redes sociais são extremamente hipnóticas. O pessoal da ativa consegue se disciplinar e restringir seus momentos de acesso, porque tem outras atividades, inclusive as profissionais. Mas aposentados, se caírem nessas redes, dificilmente conseguirão sair de lá durante todo o dia – e todos os dias e noites). Continuando: como sou ignorante em redes sociais, passo a você um link para um grupo que posta muitos vídeos de viagens, principalmente pelo Nordeste. Anote aí: https://www.youtube.com/watch?v=HuOShigS1tl. Acho que esse grupo se chama Gardenas e alguém me passou esse link aqui mesmo no blog. Dê notícias.
      Um abração.
      Abreu

      1. Confirmando as estradas que passei. Dezembro de 2018.
        BR020 até Barreiras-BA um tapete.
        BR135 até Floriano-PI muitos jumentos e bem estreita. Sem falar da falta do acostamento.
        De PICOS-PI até Salgueiro-PE, passando por Ouricuri-PE, excelente estrada, só bastante atenção com os animais na pista.
        Salgueiro-PE até Cajazeiras-PB outro tapete.

        Grato.

  31. –Boa noite bom conselheiro das estradas,é com alegria volto aqui pra fazer um relato da minha viagem ao Nordeste sai de Barreiras_BA bem cedo sentido Teresina(Brs_020,135,PI_141.140 Brs_343e316) essa foi a primeira etapa com muita cautela pois a pista é estreita,pernoitei em Teresina no outro dia segui pra Barreirinhas_MA sentido São Luis até Bacabeira MA(Br_316e135 depois MA_402),nesta passagem pelo Piauí passei alguns sustos além da pistas sem acostamento(alguns trechos já estão sendo alargados e com acostamento) fiquei alerta com muitos animais soltos pastando ás margens da pistas principalmente entre Itaueira e Floriano e depois de Floriano Também mas deu tudo certo.
    Parte ( 02)
    Depois fui para São Bernardo MA visitar um amigo passando por MA_225,315 mais ou menos 34 KM de estrada de chão mas dá pra passar tranquilo(Paulino Neves e Tutóia) depois fui à Parnaíba e Luis Correia PI muito bom mesmo
    Fui também conhecer um pouquinho Jericoacoara CE pela CE_085 a qual ante de Chaval e também perto de Barroquinha tem muitos buracos tive de tomar muito cuidado, depois até Fortaleza estava bom e pela a Br_101 até Porto de Galinhas estava bom e com muitas obras sinalizadas e no retorno passando por Feira de Santana BA segui novamente o seu conselho passando por Ipirá a estrada estar muito boa pernoitei em Itaberaba,só que na Br_242 estão reformando retirando aqueles facões no asfalto por isso tem alguns siga e pare mas é para melhorar a estrada no mais tudo bem só o preço do combustível em algumas cidades que estava bem salgados.
    Caro Abreu espero ter ajudado como fui por você e também pelo Vander_Brs ,obrigado parceiro
    Paulo

    1. Olá, Paulo, velho lobo das estradas brasileiras! Que bom tê-lo de volta e com esse magnífico relato de sua magnífica viagem! Quando você apareceu por aqui em 2015 buscando informações sobre sua viagem para Arraial d’Ajuda, era mais um sputnik que entrava em nossas preocupações e em nossos cuidados, para orientá-lo, convencê-lo da necessidade de certas práticas e vê-lo voltar com sua família para casa, ao final das férias, em perfeito estado de conservação e funcionamento. Hoje eu tenho dúvidas se nós não estávamos brincando com filho de onça, pensando que era gato! Porque o que você faz nessas suas viagens, o cuidado, a atenção aos detalhes, as rotas que escolhe, os lugares onde pernoita, tudo isso me lembra a nossa própria filosofia do viajar, que nos permitiu completar, em 2018, 1.580.000 km rodados em estradas brasileiras sem um único acidente, sequer um paralamas amassado. E é com enorme prazer que descobrimos que o gatinho não era gatinho, era filhote de onça. E hoje o filhote de felino já está adulto, explorando com maestria esse chão brasileiro, com a segurança dos que têm juízo e a perícia dos que sabem aprender. Essa sua viagem Teresina-Luís Correia-Jericoacoara-Fortaleza-Porto de Galinhas-Feira de Santana-Ipirá-Brasília é simplesmente uma proeza reservada para capitães de longo curso. Não coisa para amadores! Vamos garimpar o seu relato e incluir suas informações em nosso post. São informações preciosas demais para ficarem perdidas nas centenas de comentários aqui publicados. Mais uma vez, Paulo, obrigado pela disposição de voltar ao blog e dividir suas vivências, tão importantes para nós, que sabemos das dificuldades de se planejar bem uma viagem de férias de carro por esse Brasilzão!
      Um abração felino.
      Abreu

  32. Abreu
    1.641 aprovados
    187.27.36.116
    Enviado em 09/06/2018 as 20:50 | Em resposta a Roberto.
    Olá, Roberto. Bem-vindo ao blog e desculpe o atraso: estamos com problemas técnicos, que estão impedindo nosso acesso aos comentários postados por nossos visitantes. A rota que recomendamos para quem sai de São Paulo em direção a Teresina (PI) é São Paulo-Ribeirão Preto-Uberlândia-Catalão-Brasília-Barreiras-Floriano-Bom Jesus-Floriano-Teresina. O trecho de São Paulo-Brasília está detalhadamente descrito em nosso post “Brasília-Florianópolis de carro” ou no “Brasília-Buenos Aires de carro”. Já o trecho de Brasília a Teresina está também pormenorizadamente descrito em nosso post “Brasília-Teresina de carro”. Todos esses posts encontram-se em nosso site “www.expressaodaliberdade.com.br”, na aba “Rodovias Brasileiras”. A rota recomendada tem 2.690 km, com estradas em bom estado de conservação, sinalização satisfatória, com registros de acostamento estreito ou falta dele imediatamente após a cidade de Floriano. Existem outras alternativas para sua viagem, mas todas desaconselhadas, ou por serem muito mais longas (São Paulo-Salvador-Natal-Teresina: 4.028 km) ou por serem perigosas (São Paulo-Salvador-Petrolina-Picos-Teresina: mais curta, mas atravessa zona do sertão nordestino dominado pelo tráfico, conhecida como “Polígono da Maconha”). Você postou o seu comentário na seção “About” deste blog, que é uma destinada a informações técnicas. Então, estamos respondendo aqui, porque esse é um caminho que muitas pessoas acabam utilizando por deficiências de nosso site. Mas, para que outras pessoas possam ter acesso à nossa conversa e compartilharem nossa experiência, vou copiar tanto o seu comentário quanto nossa resposta no post próprio, ou seja, “Brasília-Teresina de carro”. Para chegar lá, você deve entrar em nosso site “www.expressaodaliberdade.com.br e, em vez de entrar na seção About, clique na aba “Rodovias Brasileiras”e localize o post “Brasília-Teresina de carro”e vá até o final, onde estarão copiados o seu comentário e nossa resposta. Não deixe de ler nessa aba (“Rodovias Brasileiras”) o post “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”, onde disponibilizamos diversas informações que podem ser interessantes para quem viaja pelo Nordeste, principalmente se forem famílias, com mulheres, crianças ou idosos a bordo. Depois disso, se ainda restarem dúvidas, Roberto, retorne: será um prazer ajudá-lo a ir e voltar em segurança.
    Um grande abraço.
    Abreu

    1. Olá caro Abreu,meu muito obrigado em saber que serei útil com meu pequeno relato de viagem,e como você sabe que em uma viagem longa ou curta o mais importante é bom planejamento no mínimos detalhes.
      Parabéns por reparti conosco este tesouro de informações,obrigado parceiro e um grande abraço.
      Paulo.

  33. Roberto
    1 aprovado
    Enviado em 06/06/2018 as 20:27
    Olá amigo. Muito bom este site encontrei ele na pesquisa que estou realizando, pois pretendo viajar de São Paulo capital para Teresina, gostaria de dicas para o percurso de forma segura. Poderia ajudar?
    Abraços.

  34. Olá, boa tarde!
    Amei esta página!
    Preciso de orientações. Estou planejando ir e voltar de carro de São Luís/MA para Brasília. A ida seria o trajeto mais curto e seguro possível (serei madrinha de um casamento, então tenho prazo pra chegar em Brasília). A volta seria em rota turística. Já vi aqui nos comentários que há uma rota turística bem interessante (Brasília, Salvador, Natal, Fortaleza). Passar por estar cidades seria muito bom para o retorno.
    A dificuldade maior está sendo encontrar informações sobre o trajeto de ida (São Luís-Brasília). Até agora não encontrei informações sobre as condições das estradas e segurança das mesmas. Gostaria de dicas sobre qual percurso seguir para chegar até Brasília. Agradeço se puderem ajudar 😉

    1. Olá, Gisele. Bem-vinda ao blog e obrigado por suas carinhosas palavras de estímulo. A coincidência do dia aqui foi você postar o seu comentário praticamente no momento em que respondíamos e orientávamos a viagem do Paulo Barbosa, que mora em Brasília e vai sair de Barreiras(BA) para Barreirinhas(MA), ou seja, um percurso inverso ao que você pretende fazer. Dê uma olhadinha no comentário dele e em nossa resposta, OK? Mas, vamos ao seu caso. Sua viagem de São Luís a Brasília terá uma distância total de 2.098 km. Como nossa posição já há muito consolidada e conhecida aqui não nos permite recomendar viagens noturnas nessas estradas, por causa da concentração de acidentes fatais entre as 18 horas e as 06 horas do dia seguinte (82% desses acidentes acontecem nessa faixa horária), nossa indicação é no sentido de que você divida a viagem em duas jornadas. O roteiro inteiro, evitando áreas inseguras, com asfalto ruim, estradas de terra, precária estrutura de postos, lanchonetes, restaurantes e hotéis, pode ser um pouquinho mais longo, mas com menos perigos e dores de cabeça. Por essas razões, você deve sair de São Luís e pernoitar em Bom Jesus(PI), 945 km depois, onde você chegará ao final da tarde. No dia seguinte, será uma jornada de 1.073, mas que atravessará vastas áreas de estradas planas, quase sem curvas e sem trânsito, o que lhe permitirá chegar a Brasília ao final do dia, ponderando-se que os últimos 80 km da viagem, embora já na luz do crepúsculo, serão em estrada duplicada e iluminada na reta final. Você chegou até nós, Gisele, pelo post “Brasília-Teresina de carro”, que está publicado em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, onde também estão publicados outros posts que podem ser do seu interesse, como o “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”. Recomendamos que você leia esse manual, que tem muitas informações práticas e dicas para tornarem mais segura e confortável sua viagem. Para chegar lá, basta acessar o endereço http://www.expressaodaliberdade.com.br, abrir a aba “Rodovias Brasileiras” e acessar o post do Manual. Aproveite para ver também outros posts, como o “Brasília-Salvador-Natal”, que vão ajudar na segunda parte de nossa conversa, quando abordaremos o planejamento do seu retorno turístico e sem pressa. Por enquanto, ficamos por aqui, cuidando de sua vinda. Se você tiver dúvidas em relação a essa parte de sua viagem, retorne tantas vezes quantas julgar necessárias: é um prazer ajuda pessoas como você a fazer sua viagem em paz e segurança. E, no momento seguinte, ajudaremos você a planejar sua viagem de volta, OK?
      Um grande abraço.
      Abreu

  35. Olá,Abreu conselheiro das estradas volta aqui para pedir suas tão valiosas dicas de caminhos seguros.Pretendo viajar em breve pra Barreirinhas_MA,e como sempre me atualizo lendo os relatos dos Sputniks principalmente esse do Vander(Brasília_Teresina de carro) que dá dicas bem detalhadas da maior parte dessa rota que pretendo fazer.Mas o que eu quero saber mesmo é,qual a Br que devo seguir quando chegar no Maranhão pois nunca rodei nestes dois estados.Porque nestas estradas estaduais todo cuidado é pouco em todos os sentidos.Moro no D.F mas sairei lá de Barreiras_BA fazendo esse trajeto em duas etapas sem correria

    1. Olá, Paulo. Bem-vindo de volta, velho lobo rodoviário! Há um ano você esteve aqui, organizando o planejamento de sua viagem para Porto Seguro e Arraial d´Ajuda. Que bom que, no final, tudo deu certo. Agora, temos uma nova empreitada: Brasília-Barreirinhas(MA). E a coincidência: hoje, 04.5, às 16h09min, chegou até nós a Gisele (veja o comentário dela), precisando de orientação sobre a rota inversa (São Luís-Brasília). Como você já é sputnik veterano e chegou primeiro (dia 02.05.2018, às 22h50min), vamos responder primeiro a você. Mas a resposta seguramente vai ser útil à Gisele. Sua viagem de Barreiras(BA) a Barreirinhas (MA) será tranquila, do ponto de vista do estado geral das estradas, da estrutura de apoio e hoteleira e das questões de segurança. A distância a percorrer será de 1.637 km e o único trecho de estrada estadual que incluímos nessa rota são os 186 km finais, de Rosário até Barreirinhas, até porque não existe qualquer outra possibilidade rodoviária para se chegar lá, senão pela MA 402, que passa por Rosário, Presidente Juscelino, Morros e, finalmente, Barreirinhas. Você poderá pernoitar em Teresina e, no dia seguinte, chegar ao destino antes do meio-dia. Veja que nossa indicação tem algumas decisões prévias. Um: evitar estradas estaduais (isso você já sabe e concorda). Dois: em Floriano, evitar cortar caminho pegando a BR 230 e a 135, passando por São João dos Patos e Presidente Dutra. Siga em frente pela BR 343, cujo trajeto coincide com o da BR 316 na chegada a Teresina. Pegue a BR 316 com destino a São Luís, que se transformará na BR 135, que levará a Rosário (ou a São Luís). Em Rosário, pegue a estadual MA 402 e chegue a Barreirinhas antes do meio-dia. As alternativas a esse roteiro, Paulo, são de estrutura precária, com ganhos de distância não compensadores, atravessam regiões paupérrimas e, em alguns casos, estradas de terra. Nossas recomendações aos sputniks estão sempre cercadas de cuidados com a segurança e o conforto da família, como você sabe. Enfim, rode um pouco mais, mas vá e volte feliz. Não há necessidade de inventar moda. Se restarem dúvidas, você já sabe: volte aqui tantas vezes quantas necessárias para que o seu plano de voo seja o melhor possível.
      Um abração.
      Abreu

      1. Grande conselheiro,Abreu meu muito obrigado,pois você me tirou algumas dúvidas,para que a viagem se torne mais segura e prazerosa.Apesar de que a região é fraca estruturalmente mas faz parte da chamada Rota das Emoções e é sempre bom conhecer melhor outros lugares e pessoas mas com cautela e depois dá um pulinho até o delta do Parnaíba.E que legal que a resposta dá pra um serve pra outros.
        Obrigadão nos ajudar;
        Paulo

  36. João Paulo Medeiros
    Enviado em 30/04/2018 as 9:23
    bom dia Abreu. por acaso teria alguma sugestão para o percurso Brasilia – Russa – CE. desde ja agradeço.

    Abreu
    expressaodaliberdade.com.br
    Enviado em 30/04/2018 as 18:48 | Em resposta a João Paulo Medeiros.

    Olá, João Paulo. Bem-vindo ao blog. Você chegou até nós pelo post “About”, que está em nosso site https://www.expressaodaliberdade.com.br. Esse post “About” não é bem um post, mas um local onde disponibilizamos dados técnicos sobre o blog. O que você deve fazer é acessar direto nosso site https://www.expressaodaliberdade.com.br, abrir a aba “Rodovias Brasileiras”, localizar entre os diversos posts aquele que se chama “Brasilia-Teresina de carro”. Lá no final do post encontra-se o espaço para comentários. E nesses comentários, no dia de hoje, 30.4, estamos orientando a Jenniffer a planejar sua viagem de Brasília para Fortaleza. A nossa orientação para você, em relação a sua viagem para Russas, é exatamente a orientação que estamos dando para a Jenniffer (Brasília-Floriano-Teresina-Piripiri-Tianguá-Sobral-Fortaleza). No seu caso específico, você deverá chegar a Fortaleza e pegar a BR 116 e chegar a Russas, após rodar mais 152 km. Essas estradas estão em boas condições, com estrutura hoteleira e de apoio razoáveis e boas condições de segurança. Para facilitar o seu retorno, vou copiar sua pergunta e esta resposta já lá no post “Brasília-Teresina de carro”, OK? Se tiver mais dúvidas, retorne (lá no outro post): será um prazer ajudá-lo a ir e voltar em paz.
    Um grande abraço.
    Abreu

  37. Caro Abreu, como nunca viajei pelas estradas do nordeste pedi para que me indicasse qual rota devo tomar BRASÍLIA-FORTALEZA a qual irei em dezembro 2018, me indicaste BRASILIA-FLORIANO(PI)-TERESINA-FORTALEZA, que bom! Pois, estava pensando em ir pela rota BRASILIA-FEIRA DE SANTA-E PEGAR A 116 DIRETO A FORTALEZA, vi nos comentários o perigo de passar por essa rota 116 devido passar por Salgueiro-PE (polígono da maconha)
    Então vamos lá: indo por essa rota BRASILIA-FLORIANO(PI) QUAL A RODOVIA QUE EU PEGARIA E EM QUAIS CIDADES PASSARIA?
    depois FLORIANO-TERESINA: EU PEGARIA A BR 343 ATÉ AGUA BRANCA E DEPOIS A 316 ATÉ TERESINA?
    depois TERESINA-FORTALEZA: PEGARIA A BR 343 ATÉ PIRIPIRI E DEPOIS A BR-222 PASSANDO POR SOBRAL ATÉ FORTALEZA?
    Obrigado por me ajudar, sem querer demais, poderia me indicar qual a melhor rodovia GOIANIA-BRASILIA?
    POIS, como já havia falado sou de RO e conheço as estradas até GO. De GO para lá nunca fui de carro apenas de avião, e meu maior preocupação é mesmo com a rota pelo nordeste!
    Desde já agradeço!

    1. PODERIA ME DIZER QUANTOS KM PELA ROTA QUE INDICOU: BRASILIA-FLORIANO(PI)-TERESINA-FORTALEZA?
      Obrigado!

      1. Olá, Jenniffer. São 1.679 km de Brasília a Teresina pela rota que recomendamos e mais 593 de Teresina para Fortaleza, no total de 2.272 km.
        Um abração.
        Abreu

    2. Olá, Jenniffer, bem-vinda de volta. É exatamente isso: você sairá de Floriano pela BR 343, cujo traçado coincide com a BR 316 15 km depois de Água Branca e prossegue assim até Teresina, onde a 316 vai embora para o Maranhão e você vai continuar na BR 343 até Piripiri, que muda de nome para BR 222 até Fortaleza, passando por Tianguá e Sobral.
      Um abração.
      Abreu

      1. Caro Abreu, estou imensamente agradecida por sua gentileza, seguirei o roteiro que me passou, até lá estarei de olho aqui no seu blog para estar atualizada!
        Obrigada!

  38. Boa noite,
    Estou buscando dicas de como ir de Brasília para Cururupu no Maranhão e acabo de conhecer este excelente blog com ótimas dicas.
    Gostaria de saber se alguém pode me ajudar com dicas dos melhores caminhos e pontos para descansar, comer, abastecer.

    Muito obrigado e ótimas viagens a todos.

    1. Olá, Seu Magal. Bem-vindo ao blog e obrigado por suas carinhosas palavras em relação a este blog. Sua viagem terá 2.293 km e deverá ser dividida em 3 etapas, para que não seja necessário viajar à noite. Nossa recomendação de rota para você é Brasília-Barreiras-Bom Jesus-Corrente-Teresina-Caxias-São Mateus do Maranhão-Miranda do Norte-Arari e Vitória do Mearim. A partir daí, acredito que você saiba o caminho melhor do que nós, porque aqui no blog não costumamos recomendar rotas foras da jurisdição da Polícia Rodoviária Federal, nem estradas de terra, nem estradas estaduais. Mas você não tem opções. Não vou recomendar, mas posso dizer que, se eu estivesse no seu lugar, iria pela rota Viana-São Vicente Ferrer-São Bento-Pinheiro-Transmaranhão-Uruguaiana-Mirinzal e Cururupu. Repito: não é uma recomendação, é o que eu faria se estivesse na sua situação. As estradas da região estão em estado razoável, não temos notícias de excesso de buracos. A sinalização, tanto a horizontal como a vertical, são precárias, o patrulhamento pela PRF está escasso, mas não temos registros de assaltos e coisas do gênero. A estrutura de restaurantes e hotéis é modesta, os banheiros não são tão limpos como gostaríamos. Mas, vamos fazer assim: você volta aqui, avalia o que nós recomendamos, informa quais são suas reações e decisões e prosseguiremos as discussões, OK? Não se esqueça que nosso papel aqui é levar e trazer você em paz e segurança. Ficamos no aguardo de sua volta.
      Um grande abraço.
      Abreu

      1. Bom dia Abreu, muito obrigado por sua resposta.

        Eu tenho familiares que já foram pelo Tocantins e pela Bahia/Piaui, mas tudo há muito tempo. Então baseado apenas na distância eu pretendia ir pelo Tocantins e aproveitar pra ver minha irmã que mora em Palmas, mas se o caminho que você indica é mais seguro certamente seguirei por ele. Dessa forma minha ideia inicial é no primeiro dia ir até Barreiras, no segundo dia ir até Floriano e no terceiro dia ir até São Luis, onde ficarei um ou dois dias para conhecer antes de ir para Curupu. Barreiras e Floriano são bons lugares para passar a noite? No caso terei duas crianças comigo

        1. Olá, Seu Magal. Assim é melhor. Para visitar sua irmã em Palmas, seria necessário que, antes de Barreiras, em Luís Eduardo Magalhães, você pegasse a direita para Palmas, fizesse a visita e voltasse para Luis Eduardo Magalhães e de lá para Barreiras. Ocorre que o trecho de cerca de 200 km entre Luís Eduardo Magalhães e Natividade está tão destruído, que está sendo considerado como um dos piores trechos rodoviários de todo o Brasil. A única rota viável hoje para ir de Brasília a Palmas é por Anápolis, pegando lá a Belém-Brasília, o que é inviável para você. Assim, sua decisão está correta. Dê notícias, OK?
          Um grande abraço.
          Abreu

          1. Olá Abreu,
            Eu conheci uns familiares mais distantes que tem feito essa viagem com frequência da seguinte forma: Sai de Brasília as 4h da manhã pra chegar às 18h em Estreito na divisa do Tocantins com o maranhão. No outro dia sai de Estreito 4h da manhã para chegar em Cururpu 18h. Você poderia por favor me dizer quais os problemas com este caminho?

          2. Olá, Seu Magal. Não se trata de identificar problemas nesse caminho, mas da forma como se planeja a viagem. Aqui neste post do blog “Brasília-Teresina de carro”, nosso objetivo é ajudar as pessoas que planejam viajar para o Piauí e, eventualmente, para o Ceará ou o Maranhão. Um post “Brasília-Belém de carro” está no forno. E, quando ele ficar pronto, abordaremos a saída para São Luís (ou Cururupu), a partir de Açailândia, às margens da Belém-Brasília. Então, são duas ideias diferentes. Para ir a Teresina e de lá para Cururupu, a rota é a que recomendamos para você. Agora, para ir, como seus familiares, direto a Cururupu, com pernoite em Estreito, A rota é Brasília, Anápolis, BR 153 ate Estreito. Seguir por Imperatriz e deixar a BR 153 em Açailândia, quando você pegará a BR 222 para Santa Inês e Vitória do Mearim. E, de lá, para Cururupu pela rota que já indicamos. Pela rota da Belém-Brasília, você poderá tranquilamente visitar sua irmã em Palmas, pegando a direita em Paraíso do Tocantins e chegando a Palmas 68 km depois. Após isso, é retornar à BR 153 e tocar até Açailândia e de lá pegar à direita a BR 222 para Santa Inés e chegar a Cururupu. Isso, Seu Magal, é para orientar você, porque, ainda não temos um post específico sobre essa área. O que podemos acrescentar, se você decidir ir pela Belém-Brasília é o seguinte: a rota para Curupu por Teresina é de 2.331 km e, pela Belém-Brasília, é de 2.182 km. Fizemos essa rota algumas vezes, mas quando Paraíso do Tocantins ainda se chamava Paraíso do Norte e o Tocantins não existia. E nossas informações atuais sobre essa rota, datadas de ontem, 15.03.2018, é de que a Belém-Brasília está em bom estado, EXCETO no trecho entre Estreito e Imperatriz, que não está destruído, mas exige atenção. Sobre a rota entre Açailândia e Santa Inês, nossas informações são de que está razoável, sem registro de buracos ou problemas de segurança. É o máximo que podemos oferecer a você para subsidiar sua decisão. Claro que se você optar pela Belém-Brasília, adoraríamos contar com o seu retorno para nos contar os detalhes da viagem, o que seria importantíssimo para construirmos o post “Brasília-Belém de carro” ou “Brasilia-São Luís de carro”, que estamos projetando. Fique bem e decida com tranquilidade. Aguardamos seu retorno.
            Um abração.
            Abreu

  39. Olá boa tarde. Estou de e mudança de Teresina para Recife. Gostaria de saber se você tem alguma rota mais segura, mesmo que mais longa. Desde já grata pelas informações do blog.

    1. Olá, Valkiria. Bem-vinda ao blog. Entendi que você está de mudança para Recife, que a mudança será feita por transportadora e a família seguirá de carro, certo? Se for isso, então estamos tratando da viagem da família para Recife, de carro. E, quando se trata de famílias na estrada, nossa atenção redobra. Você tem uma série de alternativas para chegar ao seu destino, que variam de 1.130 km a 1.400 km. Ou seja, a diferença máxima é de 270 km. A rota primeira e mais curta sai de Teresina, desce para Picos, pega a BR 316 até Salgueiro e, de lá, apanha a BR 232 para Caruaru e Recife, no total de 1.130 km. A rota mais longa sai de Teresina para Fortaleza, via Sobral; de Fortaleza desce para Mossoró (duas alternativas) e Parnamirim, onde apanha a BR 101 e desce para Recife, num total de 1.401 km. As rotas com distâncias intermediárias nós não comentamos, porque envolvem estradas estaduais, algumas de terra, zonas desertas do sertão, cidades sem estrutura para atender uma emergência de saúde, que não nos permitem orientar famílias, com crianças ou idosos, a
      transitarem por elas. Então, vamos discutir essas duas. Por Fortaleza, você passará por Piripiri e pelo maravilhoso Parque Nacional de
      Sete Cidades, e, em Tianguá, estará pertinho do Parque Nacional de Ubajara – com a respectiva gruta de Ubajara, além da fantástica vista de cima da Serra do Ibiapaba, atravessa Sobral e a partir de Fortaleza, parte da viagem é à beira-mar, passando por Aquiraz, Iguape, Morro Branco e Canoa Quebrada, onde você pegará a BR 304, que levará a Mossoró e a Parnamirim, na grande Natal e à margem da BR 101, que levará a família a Recife, 268 km depois. Vamos para a alternativa B. Você sai de Teresina para Picos, onde pega a BR 316, atravessa o sertão nordestino, margeia o “Poligono da Maconha”, região dominada por traficantes, onde a própria Polícia Rodoviária Federal orienta a não viajar à noite e, no trecho entre Salgueiro e Petrolina, recomenda atravessar em comboios. Prossegue pela BR 232 até Caruaru e chega a Recife. Em qualquer das hipóteses, pelos princípios deste blog, a família terá de dividir a viagem em duas etapas. Por Fortaleza, o pernoite poderia ser na própria Fortaleza, em Mossoró ou Parnamirim. Por Picos, o pernoite poderia ser em Salgueiro ou Arcoverde. Como se pode ver, Valkiria, a comparação das duas rotas mostra claramente que, se você quiser chegar rápido, viajando 270 km a menos, a opção é por Salgueiro, com os perigos do Polígono da Maconha. Se a família estiver a fim de conhecer um pouco mais de um dos recantos mais lindos do Brasil e transformar a viagem da mudança em viagens de férias, não há dúvidas que a rota por Fortaleza é o caminho. Sei que a escolha é difícil. Mas o que tentamos foi organizar sua cabeça para fazer a melhor escolha. Lembre-se: a diferença é de 270 km a mais, ou seja, cerca de duas horas e meia a mais de viagem. Isso é uma tragédia?
      Um grande abraço.
      Abreu

      1. Muito grata pelas informações, estava super nervosa com essa mudança e por não conhecer as cidades por onde passar, tinha medo do caminho a seguir. Sem dúvidas irei fazer esse trajeto por Fortaleza, a sua descrição me trouxe até um entusiasmo por essa viagem. Muito obrigada.

        1. Olá, Valkiria. Que bom que pudemos ajudar você. Você chegou até nós pelo post “Brasília-Teresina de carro”, que está publicado em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba Rodovias Brasileiras, onde também estão publicados outros posts como “Brasília-Salvador-Natal de carro”, que detalha o trecho de Recife até Natal, por onde você deverá passar. Mas não se esqueça de ver, no mesmo endereço e na mesma aba “Rodovias Brasileiras”, principalmente o post “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”, que contém muitas informações para quem é “marinheiro de primeira viagem”, especialmente se leva consigo senhoras, idosos e crianças. Não deixe de ler, OK?
          Um abração e boa viagem.
          Abreu

  40. Comandante
    Acabei alterando o destino (cheguei na praia da Lagoinha ontem) mas gostaria de deixar o feedback do trajeto.
    Até Floriano segui a mesma rota de quem vai para o litoral do Piauí. Estrada em perfeito estado, 1 ou 2 buracos se muito.
    As considerações são as mesmas, não há acostamento, a pista é estreita e escureceu PARE!
    Saí do entorno e cheguei em Cristino Castro a tempo de pegar uma piscina no hotel. Sem sustos!
    No segundo dia há um trecho chegando em Floriano que o acostamento está em obras e o desnível ficou muito grande, chega a ser perigoso. Caso a pessoa tente chegar de noite nesse trecho a chance de um acidente bastante feio passa a ser grande.
    Saindo de Floriano segui em direção a Picos e depois vira à esquerda para Fortaleza. Após 127 km de Picos a estrada está com um buraco gigante. Simplesmente não há como desviar. Colocaram bandeiras vermelhas nas laterais um pouco antes, mas como a pista sugere que o motorista aproveite e desenvolva uma velocidade maior.
    Depois de Tauá começa a agonia. Vários buracos e necessidade de total atenção.
    Chegando mais próximo da região metropolitana de Fortaleza, acabam os buracos e começa o trânsito.
    Em relação a abastecimento, não há problemas, a não ser pelo preço.
    Estou aqui na praia da Lagoinha e em pouco mais de uma semana retorno ao DF.
    Um grande abraço

    1. Olá, Rubens. Realmente, mesmo que tentasse, você não nos conseguiria decepcionar. Estávamos aqui acompanhando sua viagem e esperando que a qualquer momento nos chegasse às mãos as garrafas com mensagens que você seguramente jogaria ao mar. E hoje nós tropeçamos com uma delas. Esse seu relato é de importância vital para todos nós, trazendo a leitura que os seus olhos traduziram e que o bisturi de sua experiência de lobo rodoviário tão bem dissecou. Além do mais, são informações precisas, objetivas e atualíssimas. Precisamos utilizá-las de imediato para desviar as famílias desses desconfortos e perigos para os quais você chama a atenção. Veja, por exemplo, que, hoje mesmo, o Helder da Silva, lá no post “Brasília-Salvador de carro”, também publicado aqui no http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba Rodovias Brasileiras, pergunta se, para ir de Goiânia a Natal ele deve fazer esse percurso que você fez até Fortaleza (rota sugerida pelo Google Maps para ele) ou seguir a recomendação do blog de ir por Salvador. A resposta para ele está no seu comentário de hoje, ou seja, a precariedade dos trechos que você indicou e os 230 km a mais não nos deixam outra alternativa senão recomendar a viagem por Salvador. Por isso repetimos aqui, Rubens: essa sua passagem pelo blog sempre deixa marcas indeléveis e retira um peso enorme de nossas costas, pelo que muito somos gratos a você. Essa sua disposição de contribuir colocando seu tijolo na construção da parede, dando uma espécie de retribuição individual ao coletivo, tem gerado frutos: temos observado um crescimento muito grande de pessoas que voltam de viagem ou que chegam ao destino e, imediatamente, remetem suas mensagens, convalidando as informações recebidas do blog, corrigindo-as ou atualizando-as. E isso é tudo o que nós precisamos: um relato, ainda que rápido, de quem foi, viu e venceu, de modo que os que os seguirem também tenham a oportunidade de ir, ver e vencer, compreendida essa vitória como levar sua família de férias e com ela retornar aos seus lares em paz e segurança. Para usar uma linguagem mais moderna, você que é um dos que começaram lá atrás a nos fornecer esses feed-backs, hoje tem muitos “seguidores”, que buscam fazer a mesma coisa. Ficamos muito felizes com esse início de processo de retro-alimentação, porque ele será a chave da sustentabilidade do blog quando não estivermos mais aqui neste play-ground chamado Planeta Terra.
      Mais uma vez, meu melhor abraço, retirado de minha reserva especial “Safra 2018”.
      Abreu

      1. Agradeço as palavras, Comandante.
        Como já te escrevi, consultar seu blog antes de qualquer viagem é parte do meu checklist.
        Ano passado fui de motoca até próximo de Salvador e as condições das estradas sugeridas pelo blog estavam em perfeito estado.
        Fiz o trajeto de Natal ao DF há 15 anos atrás e nada se compara ao que temos hoje. O trecho entre Barreiras e Itaberaba está excelente. Também iria por essa rota. Inclusive sugiro pernoite em Itaberaba.
        Obrigado mais uma vez pelas palavras e amanhã parto para Jeri.
        Grande abraço

  41. VOU FAZER UMA VIAGEM DE BRASILIA A PICOS PI, GOSTARIA DE SABER SE TEM UMA ROTA MAIS PERTO SEM TER QUE PASSAR POR FLORIANO PI.

      1. Vou fazer o trajeto Brasilia-Corrente-Floriano-Teresina-Fortaleza em fevereiro. Alguém passou pelo trecho Corrente-Floriano recentemente e poderia me informar a situação do asfalto e a existência de trechos com buracos?

        1. Olá, Alberto. Bem-vindo ao blog. Todas as nossas informações sobre essa rota dão conta de que as estradas estão em bom estado, sem buracos que possam complicar o andamento da viagem e sem maiores problemas, a não ser um pequeno estreitamento ou até interrupção do acostamento depois de Gilbués, que exigirá maior atenção, mas não representa perigo, desde que você não viaje à noite. A partir de Floriano, tapete vermelho e banda de música para você, OK? E não deixe de ler também o nosso post “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”, publicado aqui mesmo em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba Rodovias Brasileiras. Se restarem dúvidas, retorne: será um prazer ajudá-lo a ir e vir em paz e segurança.
          Um grande abraço.
          Abreu

          1. Abreu,
            Obrigado pela celeridade em me responder. No ano passado fiz esse mesmo trajeto até Fortaleza e as estradas estavam excelentes, mas estava com receios de buracos provocados por eventuais chuvas.
            Vou viajar mais tranquilo com suas informações. Geralmente evito dirigir à noite também e pretendo ir em um ritmo mais calmo, apreciando a natureza belíssima do nosso país!
            Pretendo descer pausadamente pelo litoral de Fortaleza a Salvador e retornar à Bsb por Lençóis. Assim, estou disponível para prestar eventuais esclarecimentos sobre as condições das estradas desse trajeto.
            Grande abraço!
            Alberto Giani

          2. Abreu,
            Obrigado pela celeridade em me responder. No ano passado fiz esse mesmo trajeto até Fortaleza e as estradas estavam excelentes, mas estava com receios de buracos provocados por eventuais chuvas.
            Vou viajar mais tranquilo com suas informações. Geralmente evito dirigir à noite também e pretendo ir em um ritmo mais calmo, apreciando a natureza belíssima do nosso país!
            Pretendo descer pausadamente pelo litoral de Fortaleza a Salvador e retornar à Bsb por Lençóis. Assim, estou disponível para prestar eventuais esclarecimentos sobre as condições das estradas desse trajeto.
            Grande abraço!
            Alberto Giani

          3. Olá, Alberto. Temos novidades para você. Nosso “sputnik” (companheiro de viagem, em russo) Rubens, está em Fortaleza, depois de acabar de fazer toda essa rota. E ele nos trouxe informações importantes, sobretudo sobre o trecho Tianguá-Fortaleza, que se deteriorou muito nos últimos dias. Dê uma olhada no comentário do Rubens, postado aqui mesmo, hoje, 22.01.2018, às 07h18min. Você não pode deixar de ler. Se precisar, depois volte para trocarmos ideias.
            Um abração.
            Abreu

          4. Obrigado pela dica, mas como escrevi, não pretendo passar por Picos nem por Tauá para chegar a Fortaleza, como fez o Sputnik Rubens.
            Pretendo de Floriano seguir para Teresina, e de lá passar pela Serra de Ibiapina, Tianguá e Sobral para então chegar a Fortaleza. Prefiro esse trajeto por apresentar estradas mais conservadas e com melhor estrutura. Estou planejando parar em Sete Cidades, Pedro II e talvez em Viçosa do Ceará para conhecer.
            Saberia informar sobre a ocorrência de buracos recentes entre Teresina e Fortaleza?

          5. Olá, Alberto. Agora compreendi. A rota que você escolheu faz todo sentido. Eu já a fiz em sentido contrário há alguns anos, conheci a Gruta de Ubajara em Tianguá, na Serra de Ibiapina (usando um teleférico que dava calafrios) e passei 3 dias em Sete Cidades, passeio que vale a pena cada centavo investido nele. Até 2014, o trecho entre Sobral e Fortaleza, especificamente de 43 km após Sobral, passando por Irauçuba, Itapagé e Umirim, no total de 87 km, estavam totalmente destruídos. Grande parte do asfalto foi recuperado e hoje você pode ter algum problema nos 31 km finais do trecho problemático, entre Itapagé e Umirim. Fora disso, não temos registros de calvários asfaltados na rota que você planeja seguir. Se restarem dúvidas, retorne aqui: será um prazer ajudá-lo.
            Um abração.
            Abreu

          6. Obrigado Abreu, em fevereiro passado eu fiz esse mesmo percurso e a estrada estava excelente, de Brasília à Fortaleza, sendo que no Ceará estava sensacional, totalmente sem buracos. Minha dúvida é se no curso de 2017 apareceram buracos nesse trecho da estrada.
            Mais uma vez, registro meus agradecimentos!

          7. Olá Abreu,
            Alguma informação recente sobre a situação das estradas partindo de Brasília para Barreiras, Corrente, Floriano, Teresina, Sobral e Fortaleza? Estou indo na próxima quarta-feira.
            No fim de semana postarei aqui um relato completo sobre como foi o meu trajeto.
            Abçs
            Alberto Giani

          8. Olá, Alberto Giani. Pode ir tranquilo, que o retrato é o mesmo, sem alterações, com a necessidade de reforço de cuidado entre Corrente e Floriano, porque a estrada continua estreita, praticamente sem acostamento e um degrau entre a faixa de rodagem e o que seria o acostamento. As informações estão atualizadas. Faça uma excelente viagem e não se esqueça de nós.
            Um abração.
            Abreu

          9. Ola Abreu,
            No inicio de fevereiro eu fiz a rota Brasilia-Barreiras-Floriano-Teresina-Fortaleza.
            De modo geral a estrada continua excelente, quase sem buracos. De bsb a Barreiras a estrada esta muito bem conservada, requer atenção com alguns pardais de velocidade.
            De Barreiras a Bom Jesus a estrada permanece boa e sem buracos. Cuidado com a falta de acostamento, a pista muito estreita e a presença de muitos motoqueiros e animais (jegues, cabras, cães, galinhas e porcos).
            De Bom Jesus para Floriano apareceram umas panelas isoladas na pista, que com atenção, da para desviar tranquilo. No geral bom asfalto.
            De Floriano para Teresina a estrada ganha acostamentos e também alguns buracos, que da para desviar com atenção.
            De Teresina para Fortaleza a estrada esta um tapete, com acostamento e sem buracos
            No geral, da para fazer a viagem tranquilo e sem correrias desnecessárias.
            Tem postos de abastecimento em distancias razoáveis e, se nao deixar o tanque baixar muito, da para fazer a viagem sem sustos.
            Apenas as paradas de apoio ficam devendo, a maioria com lanches pouco apresentáveis e gordurosos, quase nenhum com cafe expresso.
            Bons lugares de hospedagem em Luis Eduardo (S. Louis), Barreiras (Morubixaba), Corrente (Espaço Mil), Bom Jesus (Gurgueia) e em Floriano e Teresina.
            Destaque para as retas de Luis Eduardo, as serras do Piauí próximas a Corrente e Floriano, Sete Cidades, Pedro II, Serra de Ubiapaba na divisa do Pi/Ce, que merecem ser visitadas.

          10. Olá, Alberto. Bem-vindo de volta e obrigado por sua disposição de voltar aqui e relatar a sua experiência na viagem, com informações tão atuais, detalhadas e preciosas para todos nós. Alberto, isso era tudo o que nós sonhávamos quando iniciamos este blog em 2007: que nossos próprios sputniks trouxessem informações novas ou que atualizassem as antigas. E, graças a Deus, isso está acontecendo, tanto aqui no “Brasília-Teresina de carro”, quanto nos demais posts sobre rodovias brasileiras. Vou incorporar suas observações ao corpo do post e, tenho certeza, muitas pessoas vão agradecer a você por elas. Apareça, OK?
            Um abração.
            Abreu

    1. Olá, Maria de Fátima. Bem-vinda ao blog. A rota que indicamos é a mais apropriada para viagens realizadas por famílias ou mulheres desacompanhadas, porque damos prioridade à segurança e à boa condição das estradas, bem como à existência de cidades de porte médio ao longo do percurso, para atender a alguma emergência, seja problema de saúde, seja problema mecânico, por exemplo. Isso, às vezes, torna as viagens um pouco mais longas, mas indiscutivelmente mais seguras. No seu caso (Brasília-Picos), a rota indicada (por Floriano) é a mais segura, com melhor asfalto e melhores cidades. Os caminhos que passam por Simplício Mendes ou por são João do Piauí não preenchem esses requisitos, por isso nós não temos a mínima condição de recomendar. A segunda alternativa para evitar Floriano passa por Petrolina e margeia o “Polígono da Maconha”, área dominada por traficantes de drogas e é mais longa do que a rota aqui indicada. Para você se posicionar: a rota por São João do Piauí-Acauã-Picos tem 1.600 km, por Floriano tem 1.670 e por Petrolina tem 1.733. A qualidade da rota por Floriano compensa esses 70 km a mais. Dessa forma, esperamos que você acompanhe nossa orientação e possa ir e voltar em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu

      1. Vou fazer o trajeto Brasilia-Corrente-Floriano-Teresina-Fortaleza em fevereiro. Alguém passou pelo trecho Corrente-Floriano recentemente e poderia me informar a situação do asfalto e a existência de trechos com buracos?

  42. Boa tarde a todos,
    Primeiramente parabéns por esse espaço de tão útil que é para nós amantes de viagens de carro …
    Só uma pergunta :
    Brasilia – Floriano hoje como estão as estradas?, algum trecho ruim ? pois a ultimas que fiz foi há três anos e na época estava um tapete.
    Obrigado e grande Abraço !!!

    1. Olá, Marcelo. Bem-vindo ao blog e obrigado por suas palavras de estímulo para o nosso trabalho. As estradas estão boas, não temos informação de qualquer trecho com problema de conservação. Registram-se apenas ocorrência de alguns trechos com acostamento muito estreito, quase inexistente, mas nada que prudência e bom senso não administrem.
      Um grande abraço.
      Abreu

  43. Boa noite.
    Parabéns pelo blog… Achei através do Google. Vou viajar com minha família de Bsb até Luís Correia Dia 07/01/18 e suas dicas esclareceram muitas dúvidas. Obrigada.

    1. Olá, Eliane. Bem-vinda ao blog e obrigado pelos cumprimentos. Que bom que conseguimos ajudá-la! Faça uma excelente viagem e dê notícias.
      Um grande abraço.
      Abreu

  44. Oi Abreu! Queria que me desse dicas. Pois vou viajar de Brasília para Esperantina-PI. Queria dicas, pois é a primeira vez que vou dirigindo tão longe. Desde já obrigado!

    1. Olá, Maria Lorrayne. Bem-vinda ao blog. A rota está mais ou menos descrita no nosso post: de Brasília a Esperantinópolis são cerca de 1.870 km. Então, você deverá sair de Brasília por volta de 06h30min e rodar 1.076 km no primeiro dia, pernoitando em Bom Jesus(PI). Se você conseguir fazer isso, o dia seguinte será uma jornada menor, de 800 km, que levará você a Esperantinópolis por volta das 15h ou 16h. Se você não conseguir chegar a Bom Jesus, por atraso na saída, pneu furado, chuva demais (dífícil por aquelas bandas!!!), durma em Corrente para chegar a Esperantinópolis no dia seguinte lá pelas 18 horas. As estradas estão em bom estado, há bons hotéis e pousadas com preços camaradas e não há mínima necessidade de viajar à noite. Aliás, aqui no blog, viajar à noite no Brasil (fora algumas estradas de São Paulo) é típico de motoristas inexperientes. Você é inexperiente, mas não tem nossa concordância para fazer isso, OK? Maria Lorrayne, você chegou até nós pelo post “Brasília-Teresina de carro”, publicado em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba Rodovias Brasileiras, onde também se encontram outros posts que podem ser interessantes para você, particularmente o “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”. Dê uma lida nele, OK? Se você ainda tiver dúvidas, retorne: será um prazer ajudá-la a ir e voltar em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu

  45. Bom dia abreu.
    Estou planejando a viagem com minha família de carro,saindo de Brasília para São Gonçalo do Piauí,todos me dizem que é uma viagem cansativa,e isso desanima um pouco,estou indo com minha esposa e 2 filhos ,um de 4 anos e um de 8 anos,estou indo em um hiunday creta,como o senhor é um veterano na estrada,queria saber qual dicas e conselhos o senhor daria para essa escolha que fiz em ir de careo e não de avião.

    Obrigado

    1. Olá, Robert. Bem-vindo ao blog. Essa questão de viagens rodoviárias no Brasil é muito pessoal: conheço pessoas que não conseguem fazer viagens de mais de 300 km de carro, por se cansarem. Outros, como o Marcelo que está hoje fazendo um comentário no post “Brasília-Ilhéus de carro”, que fez a viagem Parauapebas(PA) a Ilhéus, no total de 2.298 km, chegou ontem e volta na sexta-feira, com esposa e uma filha de 2 anos. E ele não só vibra com a viagem como recomenda todos a fazer mais viagens de carro. Vale a pena ver comentário do Marcelo: é aqui mesmo em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”, onde está também o post “Brasília-Teresina de carro”. Então, antes de qualquer coisa, é necessário gostar de viajar de carro. E essa pergunta você e sua esposa devem se fazer. Se não gostam, se se cansam, se enxergam a viagem como um sacrifício, melhor ir de avião. Se curtem dirigir, conhecer paisagens novas, pessoas diferentes e diferentes costumes, parando quando decide parar, fotografando tudo, vocês pertencem ao grupo que nós aqui chamamos de “spuniks”, palavra que significa companheiros de viagem, na língua russa. E se vocês pertencem ao grupo dos sputniks, vocês irão notar que as férias não começarão quando vocês chegarem ao destino, lá em São Gonçalo do Piauí, mas na hora que você tira o carro da garagem. Vejamos, então, do ponto de vista econômico. Se vocês não gostam de viajar de carro, a opção é avião. A família teria de se deslocar de Brasília para Teresina, num total de R$ 8.000,00 de passagens de ida e volta, mesmo com as crianças pagando 70% do valor total, e fora o ônibus de Teresina para São Gonçalo. E a sua Creta, se for 1.6, fará em média 10 km/l, o que significa cerca de 300 litros de gasolina para ir e voltar, ou aproximadamente r$ 1.350,00, mais R$ 300,00 das diárias dos dois pernoite (na ida e na volta). Os números estão aí, Robert. Como se vê, em termos de dinheiro, não há comparação. O problema reside mesmo é em se a família tem prazer ou não em viajar de carro. Se vocês mantiverem a decisão de ir de carro, divida a viagem em duas etapas, com pernoite em Bom Jesus ou Corrente, o que deixará respectivamente 500 km ou 725 km para o dia seguinte. Para melhor fundamentar a sua decisão, entre em nosso site (www.expressaodaliberdade.com.br), abra a aba Rodovias Brasileiras e acesse o nosso post ‘Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”. Lá publicamos uma série de informações que podem ser interessantes para você. Se restarem dúvidas, retorne: será um prazer ajudá-lo a levar e trazer sua família em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu

      1. Boa noite Abreu

        Li o manual de sobrevivência e achei incrivel,meus parabéns,referente a viagem,nos decidimos ir de carro mesmo,adoro conhecer novas cidades e conhecer um pouco mais desse brasil,referente ao carro,ele é um Creta 2017/2018,muito econômico,esta fazendo na cidade 12.5 km/litro,vou seguir todos as dicas,pois foram ótimas,saio de brasilia no dia 06/12 e retorno 22/12.
        Muito obrigado, na volta vou compartilhar minha experiência aqui no blog.
        Um grande abraço.

  46. Abreu, boa noite! No início de janeiro-18 pretendo ir com a família a Maceió. Vc teria algo a nos dizer quanto a essa rota? Depois de Feira de Santana pegarei a BR-101 e lá na frente, já após Aracaju, deixarei a BR-101 com destino às balsas no Rio São Francisco (percurso até lá de 45km). Pegarei, então, a AL-105 e AL-101 com destino a Barra de São Miguel e Praia do Francês. Vc tem alguma objeção quanto a esse trajeto? Como foi sua experiência nesse trecho, mesmo sabendo que vc invariavelmente pega Salvador-Aracaju via litoral (estrada do sol)? Um abraço e até a próxima. Gilberto

    1. Olá, Gilberto. Bem-vindo de volta. Esperamos que você tenha tido um excelente Natal. O trecho planejado em está em boas condições e, no território sergipano e alagoano, é o que eu costumo usar. A AL-105 e a AL-101 têm sérios problemas de congestionamento e de assaltos…mas no litoral norte, após Maceió. Você está fora dessa. Faça uma boa viagem e dê notícias, OK?
      Um abração.
      Abreu

      1. Ok, amigo Abreu, e obrigado pelas informações. Espero que curta bastante, junto com a família, sua estada em Maragogi, um colírio para os olhos, não é mesmo? Desejo a vc e a todos os seus entes queridos um FELIZ ANO NOVO e que em 2018 possam ser realizados todos os seus projetos, inclusive quanto a continuidade dessa sua verdadeira missão de informar os amantes das nossas estradas as melhores opções de trajetos e estadas. Um abraço, amigo, e até a próxima. Gilberto

  47. Bom dia Comandante.
    Já fiz esse trajeto até Floriano e de lá até FZ saindo do DF.
    Tenho duas perguntas. Por que em Colônia do Gurguéia não seguirmos pela esquerda, mantendo a 135 até Floriano e sim pegar a direita e ir por Canto do Buriti? Pela estrutura de apoio?
    Minha outra pergunta é um pedido mesmo, irei até Jericoacoara e preciso de uma rota saindo de Teresina.
    Agradeço mais uma vez o excelente site e assim como outras viagens (a última foi de motoca entre o DF e Guarajuba) sempre dou aquela conferida no expressão da liberdade antes de pegar a estrada.
    Nunca pegar atalhos! Essa é a regra de ouro!

    1. Olá, Rubens. Bem-vindo ao blog. Claro que você é um velho lobo rodoviário e, por isso, nosso agradecimento por suas palavras de carinho é maior ainda! No que respeita às duas alternativas para se chegar de Colônia do Gurguéia a Floriano, realmente a questão principal é de estrutura de apoio. Mas eu agregaria mais alguns argumentos: tanto a PI 324 quanto a PI 140, são rodovias-tronco (recolhem e distribuem o fluxo de veículos na região, por isso são mais observadas pelos governos); é por onde passam as linhas de ônibus mais importantes; a BR 135 é uma das rodovias mais abandonadas do Brasil, desde que nasce lá no Norte de Minas, com alguns trechos razoáveis (quando se torna rodovia-tronco, como é o caso desse trecho Barreiras-Eliseu Martins) e outros completamente destruídos ou sem asfaltamento (como é o caso de Barreiras-Correntina-Coribe-Cocos-Januária – minha terra natal). Finalmente, optando pela BR 135, você atravessará um ermo de 205 km, onde encontrará apenas duas cidades minúsculas. E tudo isso para encurtar a viagem em 23 km (239 x 262)? Acho que não vale a pena. Quanto à ida ao Paraíso, isto, Jericoacoara, o caminho de roça é a BR 343 e a BR 222, até Tianguá ou até Sobral e, de lá, subir para Granja e Jijoca. Tenho fotos maravilhosas nessa área aí. Faça uma boa viagem e dê notícias, OK?
      Um grande abraço.
      Abreu

      1. Obrigado Comandante!
        No fim de Janeiro estarei nessa rota.
        Até lá acompanhando as atualizações dos sputniks no seu site.
        Grande abraço!

      2. Olá Rubens,
        Vou fazer trajeto bem parecido que o seu saindo de Sobradinho/DF.
        Só adicionando uma informação, além de Bom Jesus, também Cristino Castro que fica 50km depois também tem uma boa estrutura de hoteis.
        No caso de Jeri (Jericoacoara), vou fazer o trajeto Tianguá até Camocim (via Viçosa do Ceará) e esse trecho vai ser minha primeira vez, lá em Camocim tem a opção de ir para Jeri atravessando uma balsa e seguir pelas dunas, mas sempre com o apoio de um guia que tem muito em Camocim. Como sou mais conservador, vou ficar um dia em Camocim e seguir pela estrada para Jijoca, lá tem vários serviços de carro tracionado para te levar até Jeri, Já fui duas vezes e utilizei o serviço do Sr. Eliezer (85 999225688), deixei meu carro em garagem coberta em sua residência e ele nos conduziu para Jeri e nos buscou, passando pela Lagoa da Jijoca(imperdível). De lá vou até a cidade litorânea de Paracuru (80 km de Fortaleza).
        Espero ter ajudado.
        Abraços

        Parabéns aos organizadores desse espaço. É show!

        1. Obrigado! Também sou do estilo mais conservador. Vou por essa rota sem balsa.
          Valeu pelas dicas.
          Abraço

  48. Olá Abreu, boa noite.
    Estou com viagem marcada para dia 29/12 – Brasília/São João dos Patos-MA, olhando o MAPS verifiquei que posso encurtar a viagem passando por Guadalupe-PI e não indo até Floriano-PI. Saindo de Guadalupe até encontrar a BR que leva à São João dos Patos existe um trecho de aproximadamente 24KM de estrada de chão. Vc tem alguma informação quanto a este trajeto? Quanto ao trecho até Bom Jesus, achei importantíssimas suas dicas e pretendo segui-las. Parabéns pelo trabalho brilhante e importantíssimo para os viajantes novatos e veteranos.

    1. Olá, Washington. Bem-vindo ao blog e muito obrigado por suas palavras, que são um importante estímulo para nosso trabalho. Quanto à rota por Guadalupe, nós até entendemos, mas não podemos concordar com ela, porque este blog não recomenda estradas de terra. E mais do que isso: nossa filosofia é trabalhar com rotas em rodovias-tronco, ou seja, vias que recolhem e distribuem o grande tráfego nacional, sendo, portanto, mais acompanhadas pelo Governo Federal, via DNIT e PRF. e, por isso, também contempladas pela iniciativa privada com melhores instalações de postos, restaurantes, lanchonetes, pousadas e hotéis. Então, Washington, se você for solteiro, estiver com alguns amigos, num carro esportivo, 4×4, nada contra. Mas se você for apenas um pai de família, com sua esposa, filhos e sogros a bordo, planejando rever amigos e parentes em São João dos Patos, esqueça Guadalupe, vá até Floriano, ande mais 42 km e chegue em paz e sem aporrinhações a São João dos Patos. Se restarem dúvidas, retorne: será um prazer ajudá-lo a ir e vir em paz e segurança.
      Um grande abraço. ]
      Abreu

      1. Vc tem toda razão amigo……estarei com família e em um Siena HLX, por 45km realmente não vale a pena trocar o certo pelo duvidoso….obrigado pela resposta e comprometimento com seus leitores.

        1. Ótimo, Washington. Ficamos felizes toda vez que nossos sputniks optam pelo bom senso e pela prudência. Faça uma boa viagem e dê notícias.
          Um abração.
          Abreu

  49. Boa tarde, Abreu.
    Parabéns pelo blog, tem me ajudado bastante em traçar as rotas.
    Abreu, vou de Brasília para Teresina, e de Teresina desejo seguir para Itapipoca-CE. Qual rota você me indica para ir de Teresina à Itapipoca-CE? Vi no Google Maps que há duas rotas possíveis, uma que vai pela BR-343 (passando por Piripiri e Sobral) e outra que vai pela BR-226 (passando por Crateus e Tamboril).

    Obrigada,

    Bruna

    1. Olá, Bruna. Bem-vinda ao blog e obrigado por suas palavras de carinho ao nosso trabalho. Nessa viagem, o melhor ponto de pernoite, pela estrutura hoteleira, é Bom Jesus. Mas Bom Jesus está a 1.066 km de Brasília, o que pode ser cansativo para sua tripulação infantil. Assim, embora com menor número de hoteis, em seu lugar eu pernoitaria em Corrente, que é aproximadamente a metade da viagem para Teresina (849 km de 1.678 km). Se a viagem se desenvolver bem, saindo de Brasília às 04h00, vocês chegarão a Corrente por volta das 14 horas (quando lá serão 13 horas, porque o Piauí não tem horário de Verão. Como é muito cedo, vocês provavelmente se sentirão tentados a continuar até Bom Jesus. Mas, além do cansaço das crianças, o trecho da rota que exige maior atenção, seja pelo traçado sinuoso, seja pela falta de acostamento em algumas áreas é exatamente o pedaço Corrente-Bom Jesus. Ora, enfrentar estrada mais complicada, ao final do dia, com crianças a bordo e motorista já tendo rodado cerca de 850 km pode não ser uma boa ideia. Então, revejam hora de partida de Brasília e saiam, por exemplo, ao nascer do sol (por volta de 06hh30min). Não fique com raiva de mim não, tá? Mas há tentações que é melhor evitar. Quanto à rota para Itapipoca, nem sei porque o Maps apontou o caminho por Crateús. A rota natural que recomendamos são sempre as rodovias-tronco. E a rodovia-tronco, nesse caso, é a BR 343, que vai levar vocês por Campo Maior (cenário de uma das maiores batalhas da história do Brasil, Piripiri (pertinho do maravilhoso Parque Nacional de Sete Cidades), Tianguá (em cima da fantástica Gruta de Ubajara), Sobral e Itapagé, onde você vira à esquerda para Itapipoca. Não sou nordestino, mas conheço essa rota e acho uma das mais interessantes da região. Se houver dúvidas, retorne. Será um prazer ajudá-los a irem e voltarem em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu

  50. Boa tarde Abreu, vou de Brasília para Fortaleza em dezembro poderia me dar umas dicas da melhor rota.
    Desde já agradeço!

    1. Olá, Eron. Bem-vindo de volta. Há dois anos você passou por aqui, montando o planejamento de sua viagem a Campina Grande. A viagem de Brasília a Fortaleza tem três opções válidas, mas bem diferentes. A primeira é a via mais curta: Brasília-Barreiras-Bom Jesus(PI)Simplício Mendes-Picos-Fortaleza, num total de 2.114 km. A segunda é Brasília-Barreiras-Ibotirama-Seabra-Lençóis-Rui Barbosa-Petrolina-Picos-Fortaleza, no total de 2.415 km. E a terceira é Brasília-Salvador-Natal-Fortaleza, no total de 2.937 km. Cada rota dessas tem suas características e as escolhas dependem de cada família em viagem e das razões da própria viagem: negócios, trabalho, férias? A primeira alternativa (Brasília-Bom Jesus-Picos-Fortaleza) é o trajeto mais curto, mas é servido pela BR 135, uma das rodovias federais mais abandonadas do país ao longo de grande parte de sua extensão. A rota atravessa também uma das regiões mais pobres do Brasil, com estruturas de apoio (postos, restaurantes, hotéis, lojas de conveniência, banheiros) muito modestas, além de policiamento rodoviário praticamente inexistente. A segunda tem estrutura bem melhor, mas ainda sem merecer grandes elogios, embora com a presença da Polícia Rodoviária Federal, que tem um papel muito importante na segurança da rota. Uma atenção especial é seguir rigorosamente a rota Rui Barbosa-Capim Grosso-Petrolina-Picos, e evitar a tentação de cortar caminho por Cabrobó, para pegar a BR 116 em Salgueiro, que levará você direto a Fortaleza. Para fazer isso, é necessário atravessar o chamado “Polígono da Maconha”, área dominada por traficantes de drogas e para qual a própria Polícia Rodoviária Federal desaconselha viagens à noite e, às vezes, chega a organizar comboios para que diversos carros atravessem juntos a zona de perigo. Indo de Petrolina para Picos, esse problema não existe. Tanto na primeira alternativa, quanto na segunda, ao chegar a Picos(PI), você retomará a BR 020 (a mesma em que você iniciou a viagem e que começa lá no Posto Colorado. Esse trecho da BR 020 está em excelente estado, com terceira faixa em muitos pontos, embora em alguns pontos o acostamento deixa a desejar. E a terceira alternativa é essencialmente turística, a maior parte da viagem ocorre à beira-mar, com as cidades e praias maravilhosas que só o Nordeste tem para oferecer. Por isso, como eu disse anteriormente, as três opções são válidas, mas dependem da cabeça, dos planos e das razões da viagem de cada família. Vamos ver se você retorna e informa para nós qual o seu perfil e qual a rota que escolherá. Aí então talvez possamos acrescentar outras informações mais detalhadas sobre o percurso que você escolher. Ficamos no aguardo.
      Um grande abraço.
      Abreu

      1. Abreu em canto do buruti devo subir para floriano ou seguir para simplício mendes?
        qual as condições das rodovias nestes dois caminhos?

        1. Olá, Eron. As condições das rodovias estão razoáveis. As distâncias são equivalentes. Nossa primeira recomendação seria ir pela PI 140 até Floriano e de lá pegar a BR 230 para Oeiras e Picos. Esse trajeto é por rodovias-tronco, que são mais bem estruturadas. Mas o trajeto por Simplício Mendes – que é a BR 020 – tem sido muito bem referida, como uma boa estrada, exceto com alguns trechos em que o acostamento está estreito. Recomendamos que você viaje disposto a ir por qualquer uma das alternativas e lá, em Canto do Buriti, ouça o que diz a população local que, normalmente, viaja muito para Picos. E siga a voz do povo. Os riscos de errar são muito pequenos.
          Um abração.
          Abreu

  51. Boa Tarde sr. Abreu,

    Obrigada pelas dicas! Moro em Brasília e ano que vem vou me casar e morar em Teresina, meu noivo mora lá…
    Estou bem animada em ir de carro, você acha que vale a pena ir de carro? Meu carro é um Celta, estava pesquisando uma transportadora para meu carro e achei bem carinho… e como lhe falei fiquei animada pela aventura de ir de carro.

    1. Olá, Selma. Bem-vinda ao blog e parabéns pelo futuro enlace. Eu sou um defensor ferrenho das viagens de carro pelo Brasil. Estando nos Estados Unidos, na França, Holanda, Bélgica, Suíça ou Espanha, não aceito viajar de automóvel. As estradas são maravilhosas, mas em caso de um contratempo, uma colisão, um atropelamento, o desespero é grande. No meu país, as estradas não são lá essas coisas, algumas são péssimas. Mas estou em casa, minha seguradora manda um guincho, o policial fala português, neve não costuma impedir o tráfego e a sinalização é em minha língua. E quanto à viagem em si, o Brasil tem coisas maravilhosas, de encher os olhos. E, para conhecê-las, não é de aeroporto para aeroporto: é preciso palmilhar cada quilômetro, atravessar cada cidade, ouvir e conversar com as pessoas, provar as frutas, as comidas, os passeios e a paisagem. Acho que já respondi sua pergunta, não? Já que vamos de carro, temos algumas orientações básicas. Você chegou até nós pelo post Brasília-Teresina de carro”, publicado em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”. Lá há diversos outros posts que podem ser do seu interesse. Um, em particular, eu gostaria que você lesse: é o “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”. Depois de lê-lo, volte aqui, Selma, para trocarmos ideias e planejarmos da melhor maneira sua viagem, escolher a melhor rota, as estradas mais estruturadas, os roteiros mais seguros e confortáveis. Também vamos falar um pouco sobre o seu carro e os cuidados a ter com ele antes da viagem. Aguardamos você.
      Um grande abraço.
      Abreu

  52. Boa tarde Abreu, de inicio gostaria de agradecer as dicas da viagem entre brasilia / porto seguro disponiveis no historico foram muito uteis na viagem de julho onde embarcamos eu, minha digníssima esposa/navegadora e 2 pequenos no palio 1.4, viagem tranquila seguindo suas dicas de rota por correntina e acabei subindo ate Itabuna onde pernoitamos e no dia seguinte um estalar de dedos ate porto seguro, so que agora em dezembro temos uma nova aventura marcada com os mesmos tripulantes porem trocamos a nave para um automatico de motor mais confiante e o destino mais desafiador saindo de Brasilia com destino a Santa Quiteria CE onde visitaremos familiares em seguida iremos a Natal / Joao Pessoa/Porto de Galinhas e retornamos a Brasília mais de 5mil km; gostaria de saber se tem alguma dica de a quantas andam nossas rodovias neste trajeto para a montagem do meu roteiro.
    Desde ja agradeço e parabens pelas publicaçoes.

    1. Olá, Hildo. Bem-vindo ao blog e obrigado por seus agradecimentos: suas palavras são uma notícia que vem de longe para nos dizer que estamos fazendo o que de útil nos propusemos a fazer. Aliás, veja o comentário a seguir – do Jurandi, postado ontem: se ele tivesse lido a nossa orientação de evitar-se a tentação de encurtar a viagem entrando para Potiraguá (que vocẽ leu e acompanhou), não teria vivido a experiẽncia que ele narra em seu comentário. Mas o nosso objetivo aqui é esse mesmo: trocar experiências, até porque a realidade das estradas muda (lentamente, para pior ou para melhor, mas muda). Mas, vamos para Santa Quitéria. A nossa experiência nessa viagem é muito antiga, mas nossas informações são novas. Mais precisamente, de março de 2017. A rota inicialmente é a descrita em nosso post “Brasília-Salvador de carro”, postada aqui mesmo em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”, ou seja, Brasília-Formosa-Rosário-Luís Eduardo Magalhães-Barreiras-Ibotirama-Seabra-Lençóis, onde você deve pernoitar. No dia seguinte, após retornar à BR 349 (Lençóis fica a 12 km da BR), você vai rodar 53 km e chegar ao trevo de Rui Barbosa, a cerca de 32 km antes de Itaberaba. Nesse trevo, você pegará a BR 407, que levará você a Rui Barbosa, Baixa Grande, Mairi, Capim Grosso, Senhor do Bomfim, Juazeiro, Petrolina e Picos. Nesse trecho o asfalto está em bom estado, mas sinalização é precária, a pista é estreita e o acostamento é impraticável. De Picos até Fortaleza (a mesma BR 020 que você deixou em Barreiras), a estrada está MUITO boa. Recomendamos que você siga até Canindé – em vez de entrar em Tauá -, para virar esquerda, pegar a CE 257 e chegar a Santa Quitéria. Não recomendamos pegar a CE 187 em Tauá, porque não temos informações sobre ela e porque sempre damos preferência às rodovias federais. Bem, vamos dar um tempo para você respirar e depois a gente continua a prosa.
      Um grande abraço.
      Abreu

      1. Bom dia Abreu tudo bem, estou analizando o roteiro e achei bem interessnate porem tenho uma sujestao de um colega que vai para o Piaui as vezes e ele me sugeriu o seguinte roteiro seguindo a Barreiras e de la subindo a Corrente, Gilbues, Col. do Gurgeia, Simplicio Mendes Taua, Caninde e enfim Santa Quiteira CE. O que me diz desta rota? E sera que ha alguem que circulou por estas estradas recentemente?
        Desde ja agradeço.

        1. Olá, Hildo. Bem-vindo de volta. A rota por Simplício Mendes é 187 km mais curta que a que recomendamos, por Rui Barbosa e Petrolina. O problema, Hildo, é que, para nós, nem sempre o melhor critério é a distância, porque nós nos preocupamos muito com a estrutura de apoio (postos de combustíveis, lojas de conveniências, lanchonetes, restaurantes, hoteis, presença da Polícia Rodoviária Federal, etc). Você pode observar que, na maioria dos nossos posts, nossa indicação normalmente é mais longa de que outras alternativas. Isso porque nosso público, na média, é composto de famílias, ou seja, marido, mulher, filhos e avós, que viajam juntos. Ainda que seja só um casal, temos de ter certas preocupações. Os banheiros, por exemplo, tendem a ser uma tragédia, um horror. Às vezes uma economia de 100 km vale uma candidíase na esposa ou diarreia nas crianças. As rotas mais curtas normalmente são adotadas por motoristas homens que não estão interessados na viagem, mas em CHEGAR. Alguns deles gostam, por exemplo, de viajar à noite, para CHEGAR mais rápido. Nossa filosofia é que a viagem FAZ PARTE das férias e deve ser curtida como tal. E aí a questão se desdobra. Não se deve viajar à noite e a jornada deverá limitar-se a 1.000 ou 1.100 km por dia. Este é o limite normal das mulheres e das crianças, sem falar nos idosos. Ao fim do dia, a família deverá estar recolhida ao seu hotel ou pousada, tomar um banho, jantar, dar uma volta na pracinha, tomar um sorvete, ver um pouco de TV, navegar na internet e dormir. No dia seguinte, descansados, partirem de novo após o café da manhã. Isso só é possível, Hildo, nas chamadas rodovias-tronco. Essas rodovias dispõe de cidades de porte médio ou grande ao longo de sua extensão, com bom sistema de hotelaria para todos os bolsos, segurança, bom estado do asfalto e sinal de celular – ainda que apenas no âmbito das cidades. Aí você vai ver que, ao pegar a BR 135 em Barreiras para Colônia do Gurguéia e, posteriormente, chegar a Eliseu Martins (pela BR 324), São João do Piauí, Oeiras e Picos, você atravessará uma das regiões mais pobres e mais sofridas do Brasil e do Piauí. Não existe um único posto da Polícia Rodoviária Federal nesse trecho. Em caso de problemas, como panes ou acidentes, é necessário buscar ajuda em pequenas cidades que, às vezes, não dispõem de sequer uma unidade hospitalar ou uma concessionária de veículos para seu próprios habitantes. A rota que indicamos passa perto de alguns problemas. Por exemplo, ao chegar a Petrolina tem-se de seguir para Picos: nada de conhecer Cabrobó ou Salgueiro: ali fica o Polígono da Maconha, região dominada pelo tráfico, na qual a Polícia Rodoviária Federal recomenda não se viajar à noite e deslocar-se de dia em conjunto com outros viajantes (comboio). Mas a rota para Picos não tem nada disso: os perigos são mais ou menos os mesmos que a gente enfrenta no dia a dia em qualquer cidade do Brasil atual. Então, Hildo, mantemos nossa indicação: vá por Barreiras-Rui Barbosa-Petrolina-Picos-Tauá-Canindé-Santa Quitéria, pernoitando em Lençóis. No primeiro dia você rodará cerca de 1.060 km e no segundo, após rodar 1.100 km, você estará em Canindé. E daí para Santa Quitéria você já está em casa, não? É isso, Hildo. Desculpe nosso jeitão meio invasivo, mas é que aqui nós tentamos cuidar de uma coisa muito preciosa: vidas humanas. Por isso, não dá para flexibilizar. Que Deus ilumine você nas suas escolhas. Se restarem dúvidas, retorne: será um prazer ajudá-lo a ir e voltar em segurança. E não deixe de ler também nosso post “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”, publicado aqui mesmo em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”.
          Um abração.
          Abreu

  53. Boa tarde, estou conhecendo o blog agora, viagei Brasília -Fortaleza;Brasília -Ceará-Natal-Brasília;
    Brasília- Litoral Bahia;
    Brasília- Caldas Novas GO.
    Enfim, gosto muito de viajar de carro.
    Pretendo ir ano que vem para Porto Seguro, estava pesquisando na internet e conheci esse blog.
    Muito bom, ótimas dicas.
    Para quem vai viajar, boa viagem.
    Ja sou “usuário ” desse blog.

    1. Olá, Diego. Bem-vindo ao blog. Que bom que você nos achou: para nós é importantíssimo ter por aqui os velhos lobos das rodovias, com suas experiência para compartilhar com todos os sputniks (companheiros de viagem, em russo) que por aqui passam. Na verdade, o que fazemos aqui é montar um quebra-cabeças sobre as estradas brasileiras, onde cada um deposita sua figurinha. Com isso, fomos formando, ao longo dos anos, roteiros que sejam turisticamente agradáveis, economicamente acessíveis e sem riscos além daqueles que normalmente fazem parte da nossa vida diária. Então, seja bem-vindo mesmo, e espero que você possa contar para nós um pouco dessa sua viagem Brasília-Fortaleza, bem como da Brasília-Ceará-Natal-Brasília. Há algumas alternativas para ir de Brasília a Fortaleza que envolvem alguns riscos, como aquela rota por Petrolina-Salgueiro-Picos. Por isso, encaminhamos nossos sputniks pelo caminho mais longo, ou seja, pelo litoral (claro, também é o mais bonito e agradável). Você chegou até nós pelo nosso post “Brasília-Teresina de carro”, que está publicado em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”. Ali estão diversos posts, entre eles “Brasília-Salvador”, no qual, anteontem, o Leone buscou informações sobre a viagem que pretende fazer … de Brasília para Fortaleza. Dê uma olhada lá no post e no comentário dele: quem sabe você não tem uma figurinha para colar no nosso álbum Brasília-Fortaleza.
      Um grande abraço.
      Abreu

  54. Novidades sobre o trecho de Brasilia a Natal – RN? pois estou planejando a viagem para esse trecho de nosso pais, e sempre passo aqui para me planejar de verdade..se alguém puder postar mais detalhes deste trecho..fico agradecido..viajo agora em novembro.

    att Helder

    1. Olá, Helder. Bem-vindo de volta ao blog e às estradas brasileiras. Tudo absolutamente atual no conjunto de informações sobre essa rota publicadas aqui no blog, especificamente no post “Brasília-Salvador-Natal de carro”, na aba “Rodovias Brasileiras” do nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br. A única alteração é abertura da passagem de Estância para Aracaju, sem necessidade de retornar à BR 101. Mas não deixe de voltar por aqui antes da viagem, tá? Sempre pode haver novidades à medida que o verão se aproxima.
      Um abração.
      Abreu

      1. Opa!! obrigado Abreu..certeza..e no caminho e no retorno, venho com mais informações..

  55. Boa tarde! Amei as dicas … vcs poderiam me indicar a melhor rota saindo de Brasília para João Pessoa e voltar pelo litoral de Alagoas e Sergipe de carro!
    Obrigada!!!

    1. Olá, Lília. Bem-vinda ao blog e obrigado por suas carinhosas palavras. Quanto à sua pergunta, a melhor rota é ir voltar pelo mesmo caminho, ou seja, Brasília-Litoral Norte Baiano-Aracaju-Maceió-Recife-João e Pessoa. Você chegou até nós pelo post “Brasília-Teresina de carro”, que está publicado em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”. Se você for até lá, verá que ali estão diversos outros posts que publicamos sobre as nossas estradas. Alguns deles podem ser muito interessantes para você, em particular o post “Brasília-Salvador-Natal de carro”, que explica detalhadamente essa viagem que você pretende fazer. Não deixe também de ler nosso post “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”: ali deixamos dicas importantíssimas que para quem tem pouca (ou nenhuma) experiência em viagens rodoviárias, particularmente pelo Nordeste. Se restarem dúvidas, retorne: será um prazer muito grande se pudermos ajudá-la em sua viagem.
      Um grande abraço.
      Abreu

  56. Transcrevemos abaixo comentário de Alceu Simões Nader, postado em 19.08.2017, no post “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas estradas brasileiras” e respectiva resposta:
    Enviado em 19/08/2017 as 13:41
    Prezado Abreu,
    Obrigado pela boa vontade e pelo serviço de sobrevivência nas nossas estradas dado pelo seu blog. Fui repórter-pesquisador do Guia 4 Rodas nos anos 70, sei o trabalho que dá atualizar as informações – o que dignifica ainda mais o seu blog.
    Vou fazer Brasília-Trancoso (BA) e encontrei aqui informação essencial para eu planejar a viagem. Muito obrigado.

    Em resposta a Alceu Simões Nader.
    Olá, Alceu. Bem-vindo ao blog. Este seu comentário encheu a gente de orgulho. E como orgulho é pecado, estamos pecando adoidado por aqui. É que receber uma mensagem desse teor de um profissional que ajudava a tocar o Guia 4 Rodas nos anos 70 é um estímulo monumental para esse trabalho de formiguinha que fazemos por aqui. O nosso primeiro Guia 4 Rodas foi-nos dado em 1978 por um amigo da Ivanizes, minha navegadora há 42 anos. Só que a edição era de 1975. E com ele fizemos a viagem de nossas vidas: Brasília-Guarapari-Eunápólis-Salvador-Aracaju-Maceió-Recife-Natal-Gruta de Ubajara(CE)-Fortaleza- Parque Nacional de Sete Cidades(PI)-São Luís(MA)-Belém(PA)-Belém/Brasília-Anápolis-Brasília. E tudo isso em 30 dias de férias. As estradas eram boas e vocês, repórteres-pesquisadores, eram extremamente confiáveis. Seguíamos religiosamente o roteiro de hoteis e restaurantes com o adesivo “Quatro Rodas esteve aqui”. Todas os comentários que aqui se publicam, independentemente do destino da viagem ou da natureza do post original (o blog tem outras seções que não Rodovias Brasileiras), sempre têm uma carga de estímulo para nós, seja porque as pessoas estão inseguras em relação à viagem, seja porque estão agradecidas por irem e voltarem em segurança. Mas uma mensagem como a sua, que parte de uma autoridade no assunto e que ajudou um guia que era uma luz nessa área, quando não existiam internet nem GPS, é particularmente gratificante. Você fez o comentário em nosso post “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”. Por certo deve ter visto os demais posts de nossa aba “Rodovias Brasileiras”, do site wwww.expressaodaliberdade.com.br, que abriga o blog. Dessa forma, gostaríamos ter a sua autorização para reproduzirmos o seu comentário em todos os posts da aba (Brasília-Porto Seguro de carro, Brasília-Ilhéus de carro, Brasília-Salvador-Natal de carro, Brasília-Buenos Aires de Carro e tantos outros que lá estão publicados). Isso porque alguns princípios nossos – segurança, segurança, segurança, ainda que por rotas mais longas e sem viagens noturnas – não são bem compreendidos por alguns de nossos visitantes. Acontece que a maioria de nosso público básico é composta de gente simples, marinheiros de primeira viagem, que partem com a família inteira, em veículos modestos. E é para essas pessoas que nós nos desdobramos para orientar, com responsabilidade, particularmente em relação aos cuidados com os idosos, com as crianças e atenção para com os buracos, os animais na pista, as estradas ermas, principalmente de terra, sem policiamento da PRF, os restaurantes de beira de estrada e os postos de combustíveis de marcas genéricas. Sua presença aqui e nos demais posts seria um importante reforço nessas nossas recomendações, o que muito nos honraria e ajudaria. Mais uma vez, obrigado, Alceu, e esperamos que você nos autorize a reproduzi-lo nos outros posts como solicitado. Faça uma boa viagem para Trancoso e aguardamos notícias suas.
    Um grande e fraternal abraço.
    Abreu
    O Alceu autorizou por e-mail, em 20.08.2017:
    “ Pode reproduzir sem problemas”.
    Abs

    1. Olá, Paulo Jorge. Bem-vindo ao blog e obrigado por suas palavras Temos muita necessidade de informações sobre essa rota. Se você puder retornar ao blog ao fim da viagem e fazer um relato sobre ela, nós adoraríamos. Faça uma excelente viagem.
      Um grande abraço.
      Abreu

  57. Quero agradecer a dica deixada pelo Vander, nunca fiz esse percurso e sei que suas informações sobre o percurso vão me ajudar muito.
    Obrigado

    1. Olá, Júnior. Bem-vindo ao blog. Que bom que as informações do Vander foram úteis para o planejamento de sua viagem. Vamos notificá-lo do seu comentário. Não deixe de ler também aqui no blog o nosso post “Manual de sobrevivẽncia em viagens de férias nas rodovias brasileiras”, publicado na mesma aba onde se encontra o post “Brasília-Teresina de carro”, em nosso site wwww.expressaodaliberdade.com.br.
      Um grande abraço e volte sempre.
      Abreu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *